A cebola é uma planta, da qual consumimos o bulbo. Tem um sabor e um odor muito característico, sendo uma das hortaliças mais cultivadas em todo o mundo.
É conhecida com o nome comúm de Cebola, mas seu nome científico ou em latim é Allium cepa. Pertence à família das Liliaceae, entre as que também se encontram o alho-porro, o alho, a cebolinha e o espargo.
A origem principal da cebola se localiza na Ásia central, e secundariamente no Mediterrâneo. Falamos de uma das hortaliças de consumo mais antigo. Tanto que as primeiras referências aparecem no ano 3.200 a.C. já que foi utilizada por egipcios, gregos e romanos. Durante a Idade Média seu cultivo se desenvolveu com maior força nos países da bacia mediterrânea, onde se seleccionaram as variadades de bulbo grande, que deram origem as variedades modernas.
Existem numerosas variedades de cebolas com formas e cores diferentes. A clasificação que mais se utiliza é a seguinte:
É uma planta de climas temperados, embora as primeiras fases do seu cultivo tolera temperaturas baixo zero, para a formação e maduração do bulbo, requer temperaturas mais altas e dias longos, na primavera para as variedades precozes ou de dia curto, e em verão-outono para as tardias ou de dia longo.
Para escolher um bom exemplar de cebola, ela deverá ter o pescoço e “camadas” maduras, firmeza, diâmetro de bulbo adequado, ausência de apodrecimento, dano de inseto, escaldado de sol, reverdecimento, brotação, dano por congelamento, danos e outros defeitos.
Para uma correcta conservação, a cebola debe ser armazenada num lugar fresco e seco. Quando estiver aberto o exemplar da cebola, será necessário guarda-lo no frigorifico dentro da embalagem plástica.
A cebola é uma hortaliça com um valor energético baixo, que fornece aproxidamente 30 kcal/100g, considerando além disso que as quantidades que utilizam nas preparações culinárias são pontuais. Como é habitual nas hortaliças, o componente maior da cebola é a água, que pode chegar ao 90%. Seu teor em carboidratos é moderado (5,1%), sendo destacável seu teor em fibras. Contém proteínas em 1,4% e quantidades inapreciáveis de gordura.
Minerais: de seu teor mineral destacaremos o potássio por se encontrado em maior proporção em quantidades muito importantes, quase tanto como o potássio, e que são vitais para o correcto funcionamento do organismo: ferro, magnésio, cálcio e fósforo, e pequenas quantidades de zinco. Não somente a cebola contém minerais de grande importância, senão que quase não se percebe o sódio em sua composição.
Vitaminas: em quanto ao fornecimento de vitaminas, encontramos quantidades significativas de vitamina C, folatos, vitaminas B1, B2, niacina e vitamina E em pequena proporção.
Mas além disso todos os componentes citados anteriormente, a cebola contém uma grande quantidade de substâncias que embora se encontrem em pouca quantidade, tem marcados efectos beneficiosos sobre a saúde.
A cebola é uma hortaliça que foi utilizada desde antigamente por suas propriedades beneficiosas para o organismo, a pesar do seu forte odor e sabor. Entre os efeitos beneficiosos da cebola, destacamos:
O óleo essencial da cebola é responsável do típico odor a cebola, é um óleo volátil que se evapora em seguida. Está formado por mais de 100 substâncias diferentes. que fazem que a cebola tenha umas caracteristicas inigualáveis.