1. >Blogue
  2. >Tudo o que precisa de saber sobre aditivos?

Quando nos interessamos pela nossa comida, não deixamos passar nada ao lado! Muitas vezes lemos rótulos cheios de informação sobre a composição dos alimentos, bem como sobre os aditivos, tais como os conservantes, corantes ou agentes espessantes.                                   Adicionados em pequenas porções para melhorar o sabor, aparência ou vida útil no linear, a sua utilização é regulada por lei: têm de ser autorizados e a sua utilização em cada produto é monitorizada. Também devem ser mencionados na embalagem, assim como o seu papel (antioxidante, conservante, etc). Quais são os produtos que possuem poucos ou mesmo nenhuns?                                                
                                                

Sem conservantes nas latas

Dos produtos com rótulos curtos (sempre um bom sinal), as latas estão entre aqueles que não necessitam de conservantes. Tal deve-se ao facto do próprio processo de enlatamento ser conservante por definição! Uma vez branqueados (mergulhados em água a ferver), os legumes são selados num recipiente hermético com sal, água, ervas aromáticas e por vezes uma pitada de açúcar (para a ervilha, tal como fazemos em casa, para receitas tradicionais Francesas). Não se utilizam conservantes, conforme estipulado por lei.                                                

E em relação às saladas embaladas?

Outro produto que tem a garantia de não ter aditivos: saladas embaladas. Conforme estipulado por lei, numa embalagem de salada… há salada e nada mais! Tal acontece pois a salada é lavada e embalada numa atmosfera modificada, o que a faz durar mais tempo do que se estivesse exposta ao ar: utilizando a proporção de gás naturalmente presente na atmosfera (nitrogénio, oxigénio, dióxido de carbono…), mantém-se fresca mais tempo.                                                
                                                

A Bonduelle vai ainda mais longe

Na Bonduelle promovemos a lista de ingredientes o mais curta possível, com aditivos reduzidos ao mínimo em todos os produtos, incluindo nas gamas de especialidades ou nos ultracongelados.                                                
A Bonduelle vai ainda mais longe, em relação ao estipulado por lei, com a sua carta de desenvolvimento do produto, que exclui aditivos controversos tais como óleo de palma, gordura saturada, glicose e xaropes de frutose.                                                

Want to know more? Discover our articles dedicated to behind the scenes at Bonduelle