1. >Blogue
  2. >As melhores combinações de vegetais e peixes

Assado, panado, marinado, ou até cru, uma coisa é certa: o peixe é sempre delicioso! Salmão, pescada, escamudo, cavala, sardinha, há peixes para todos os gostos. Mas, sabemos com que os acompanhar?  Propomos aqui 6 ideias para ir alternando o peixe com arroz, batatas e massa.

Ratatouille

O ratatouilleÉ difícil imaginar o verão sem ele. Reúne todos os legumes desta época: tomate, curgete, beringela, pimenta, alho e cebola! Qual é o segredo do seu sucesso? Saltear cada legume separadamente em azeite. Depois, deixar adoçar lentamente em lume brando com tomilho, louro e rosmaninho. O ratatouille fica ainda mais saboroso quando consumido no dia a seguir, quente ou frio. Um prato perfeito para acompanhar com peixe grelhado.

Purês de vegetais

O puré. Batatas, sim. Mas... não só. As cenouras, brócolos, aipos, abóboras-manteiga ou curgetes são deliciosos em puré.  Caseiros ou pré-cozinhados congelados, são um acompanhamento saboroso e delicioso do peixe assado. Se tiver sobras do dia anterior, misture o peixe com o puré e faça um empadão de peixe. Duas refeições em uma... perfeito!

Vegetais salteados

Salteado de legumes. O feijão-verde é mais apetitoso quando é cozinhado al dente, com um pouco de azeite.  Para evitar que perca a casca, pode utilizar o seu equivalente congelado. Se tiver fome e não lhe apetecer cozinhar, pode usar feijão verde enlatado. O salteado pode ser feito com vários tipos de legumes como brócolos, curgetes, cogumelos frescos ou enlatados, entre outros. O sabor torna-se ainda mais rico ao misturá-los com legumes frescos. Se vamos preparar um salteado, podemos panar os filetes de peixe e acompanhá-lo com filetes de peixe panados.

Legumes grelhados

Legumes assados. Distribuir num prato grande, à volta do peixe: cenoura, aipo, tomate, beringela, curgete. Para respeitar o tempo de cozedura, coloque-os num recipiente apropriado para ir ao forno, regue-os com azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno durante 15 a 30 minutos, dependendo da necessidade de cada legume. Depois, coloque o peixe na cama de legumes e espere que terminem de assar. Não se esqueça de adicionar alguns dentes de alho e cebolas, para dar um pouco de doçura ao sabor…

Legumes gratinados

Gratinados. Lembramo-nos mais deles durante o inverno, mas a verdade é que os gratinados são uma ótima forma de alimentar a família durante todo o ano, sem gastar muito dinheiro. Curgetes, cardos, couve-flor, espinafres, cogumelos.... Quase todos os legumes podem ser gratinados e servidos com natas, bechamel e uma camada generosa de queijo por cima. Recordamos que a ilha congelada oferece vários legumes prontos para serem cozinhados, como este favorito: Os espinafres congelados “Mil Folhas”, da Bonduelle São colhidos em plena maturidade e as folhas são sobrepostas uma a uma, para preservar o sabor, a cor e a textura. São deliciosos ao vapor com umas suculentas postas de pescada!

Saladas

Saladas. Alface, canónigos, agrião, rúcula, tomates, espinafre... As saladas são fáceis e práticas para uma refeição rápida, já que fazem um par perfeito com o peixe cru (tartare, carpaccio) ou cozido. E não se esqueça da cenoura ralada, do molho tártaro e dos cubos de beterraba. São ótimos para ter à mão porque dão um toque de cor ao prato de pescada cozida.