1. >Blogue
  2. >Salteados de legumes

Salteados de legumes

A Bonduelle explica-lhe tudo o que tem de saber sobre os salteados de legumes, receitas e conselhos de preparação para triunfar na hora das refeições.

O que é um salteado de legumes?

O salteado de legumes é uma receita simples e saudável à base de legumes e que pode ser preparada em pouco tempo, sem abdicar de um sabor delicioso. Além disso, pode cozinhar este prato com todos os legumes que tiver em casa, acrescentando ou modificando a receita ao seu gosto.

Os salteados de legumes são ideais para uma dieta equilibrada, pois os seus ingredientes têm um baixo teor de gorduras e possuem excelentes propriedades benéficas para a saúde, graças à prevalência das fibras e das vitaminas.

Além disso, é uma receita que oferece tanta variedade de opções que pode agradar a qualquer um. Vamos a isto? Então, continue a ler.

Como cozinhar um salteado de legumes?

Para preparar esta simples e deliciosa receita, é muito importante cortar todos os legumes em tamanho uniforme (nem muito grandes, nem muito pequenos) e que estejam no ponto de cozedura ideal para que não fiquem demasiado duros ou moles.

Como fazer? É preciso ter em conta o tempo de cozedura de cada ingrediente, porque uma cebola não é igual a um pimento verde. Se não conhece bem os tempos de cozedura, cozinhe os legumes separadamente para ficarem perfeitos.

Agora que já conhece alguns truques e conselhos para cozinhar o salteado de legumes, convidamo-lo a conhecer os melhores ingredientes para a sua preparação.

 

Ingredientes mais habituais nos salteados de legumes

Como já foi dito, os salteados de legumes podem ser preparados com praticamente qualquer ingrediente, mas alguns são particularmente indicados.

O que não pode mesmo faltar nesta receita é o azeite e o sal, para um salteado ainda mais saboroso.

 

Receitas mais populares de salteados de legumes

O mundo dos salteados de legumes oferece versões para todos os gostos. Mostramos aqui algumas das nossas receitas favoritas para cozinhar este delicioso prato.

O primeiro passo é descascar e cortar os legumes que pretende cozinhar. Nalgumas receitas os legumes são picados em pedaços mais pequenos, enquanto noutras, como no wok, os legumes devem ser cortados em juliana ou em tiras finas.

 

Salteado de frango com legumes

A receita de salteado de frango com legumes é simples e rápida de fazer. Além disso, é também um prato saudável e ligeiro, rico em vitaminas, minerais e fibra.

Ingredientes:

1 curgete, ½ cebola, ½ pimento vermelho, ½ pimento verde, 200 g de cogumelos, 1 cenoura, azeite, sal e 1 fio de vinho branco.

Preparação:

  1. Corte o frango em tiras ou cubos e reserve.
  2. Lave e corte os legumes em pedaços homogéneos para uma cozedura perfeita. Embora as quantidades estejam indicadas na lista de ingredientes, pode sempre ajustá-los a seu gosto.
  3. Verta um fio de azeite na frigideira e espere até que esteja suficientemente quente. Depois, comece por refogar a cebola e adicione o pimento vermelho, o pimento verde e a cenoura.
  4. Quando estes legumes estiverem quase prontos, adicione as curgetes e depois os cogumelos e salteie ligeiramente.
  5. Agora que os legumes estão quase prontos, adicione o frango previamente cortado; quando tiver terminado de cozinhar, adicione um fio de vinho branco para dar um toque de sabor.
  6. Parar terminar, não se esqueça de acrescentar sal a seu gosto.

 

Salteado de legumes no wok

Qualquer receita de salteado de legumes é perfeita para cozinhar no wok, mas tenha em conta que os legumes devem ser cortados em tiras. Ao cozinhar, o wok tem de estar bastante quente e deve mexê-lo constantemente para que os legumes não queimem e fiquem no ponto de cozedura ideal.

Uma opção deliciosa para cozinhar este prato!

 

Salteado de legumes com arroz

Se quiser dar uma nova vida aos seus legumes, pode cozinhar arroz separadamente e misturar os dois pratos quando estiverem prontos.

 

Salteado de legumes congelados

Outra opção é recorrer aos salteados com legumes congelados. A Bonduelle oferece algumas opções requintadas e fáceis de preparar, que não deixarão ninguém indiferente lá em casa.

O Salteado estilo Mediterrâneo Bonduelle é ideal para consumir como acompanhamento. Uma deliciosa combinação de legumes salteados na grelha, batatas e pimentos com um toque de manjericão e alecrim, sem corantes nem conservantes e que não necessita azeite. Basta aquecer na frigideira e já está!


 
salteado mediterraneo

Também pode desfrutar do Salteado da Horta da Bonduelle, perfeito para servir como guarnição. É um delicioso salteado com ingredientes saborosos, como curgetes, espinafres, ervilhas, cenouras baby e cebolas pré-fritas. Deixe-se surpreender por esta harmonia de sabores!


 
salteado da horta

Outra opção ainda é o nosso Salteado do Campo, com brócolo, cenoura, feijão-verde e cogumelos.              


 
salteado do campo

 

Agora que já é especialista em salteados de legumes, diga-nos qual é a sua receita favorita.

Partilhe-a connosco nas nossas redes sociais.