1. >Blogue
  2. >Como cocer e cozinhar brócolos facilmente, passo a passo

Aprenda os melhores truques e segredos sobre como cozinhar brócolis passo a passo facilmente e economize tempo. Como fazer, cozinhar e ferver brócolos.

Os brócolos são um legume da família das brassicáceas, com grandes propriedades nutritivas: contêm vitaminas, proteínas vegetais e fibra, ideais para acrescentar à dieta. Além disso, é um legume de época perfeito para adicionar a todo o tipo de pratos, seja como acompanhamento ou prato principal.

Hoje vamos rever os segredos para cozinhar este legume de várias formas (conforme os diferentes gostos e necessidades), e também vamos conhecer as nossas receitas favoritas de brócolos.

Cómo cozer e cozinhar brócolos

Os brócolos são um legume fácil e rápido de preparar, pelo que não é necessário muito tempo para o cozinhar. O ideal é cozê-los numa panela de pressão durante cerca de 3 minutos, e não mais, para que fiquem al dente e mantenham todos os seus nutrientes hidrossolúveis.

Aqueles que preferem os brócolos mais suaves podem deixar cozer na panela de pressão até aos 6 minutos.

 

Como comprar brócolos

Os brócolos frescos são um legume fácil de encontrar tanto na sua banca de frutos e legumes de confiança como em qualquer supermercado. E, como já vimos, são muito fáceis de preparar. Também tem a opção de comprar os Brócolos da Bonduelle, que já vêm pré-cortados e são muito fáceis de cozinhar.

Como economizar tempo cozinhando brócolos

Se é verdade que os brócolos demoram pouco tempo a cozinhar, ainda é mais fácil com os Brócolos da Bonduelle, uma deliciosa solução rica em fibra. Estes brócolos pré-cortados são fáceis de incorporar nas receitas do dia-a-dia já que basta cozê-los em água a ferver durante 3 minutos para ficarem prontos. Além disso, são perfeitos para introduzir um ingrediente extra das suas receitas.

São deliciosos quando cozinhados para um Cuscuz cremoso com caril de frango e legumes ou uma Salada de grão, salmão e bacalhau fumados. Soa bem, não soa?

Como manter os brócolos na geladeira ou fora

Depois de comprados, os brócolos conservam-se durante 5 dias. Se quiser que se conservem na melhor forma possível, siga estas dicas:

Para que estejam sempre frescos, cuide deles como se fossem um ramo de flores. Deite água num recipiente, suficiente para cobrir o talo dos brócolos. Desta forma, o ramo do legume ficará de fora. Depois, coloque-o no frigorífico e troque a água a cada 1 ou 2 dias. Desta forma, os brócolos podem durar entre 5 a 7 dias.

Outra forma de conservar a frescura deste legume é cobrindo-o com pedaços de papel humedecido. Primeiro, deverá humedecer o ramo dos brócolos e depois envolvê-los com papel, também humedecido, e conservá-los no frigorífico. Assim, manter-se-ão frescos durante 3 dias.

No entanto, o mais recomendável é consumir os brócolos frescos e recém-comprados, para que tenham o máximo de frescura e evitar que percam propriedades.

Para a conservação a longo prazo, o melhor é manter os brócolos congelados. Pode inclusive comprar embalados e congelar diretamente.

Preparação ou etapas da receita

Existem várias técnicas caseiras para cozinhar este legume. Como já explicamos anteriormente, uma dela é a cozedura. Mas não só: também pode cozinhar os brócolos no micro-ondas, a vapor, assados ou salteados na frigideira.

Como saber se o brócolos está certo

Para saber se os brócolos estão completamente cozinhados, basta espetar uma faca para verificar se estão ao seu gosto. Se a faca atravessar os brócolos, significa que estão bem cozinhados, ou até demasiado se estiverem um pouco moles. Se, pelo contrário, for difícil perfurá-los com a faca, é sinal que devem cozer um pouco mais.

Como ferver os brócolos

Existem várias formas de cozer os brócolos. Passamos a explicar como fazê-lo com uma das seguintes técnicas:

  • Na panela de pressão. Como explicámos antes, pode cozer os brócolos na panela de pressão. Se preferir al dente, 3 minutos de cozedura é mais do que suficiente. Se, pelo contrário, preferir os brócolos mais suaves, pode deixar cozer até 6 minutos, não mais.
  • Para cozer os brócolos na Bimby ou no Mambo, deverá ferver 700g de água com sal durante 7 minutos à temperatura Varoma e velocidade 1. Depois, coloque a cesta com os brócolos previamente lavados e separados em ramalhetes e programe durante 12 minutos à temperatura Varoma, velocidade 4.
  • Também pode cozinhar os brócolos a vapor. Como? Coloque 3 dedos de água com sal a gosto, numa panela grande. Tape e deixe em lume alto, para que ferva. Quando chegar ao ponto de ebulição, junte os ramalhetes dos brócolos previamente lavados, coloque a tampa e deixe cozer durante 5 minutos, no máximo.
  • Para cozinhar este legume no micro-ondas, deverá colocar os ramalhetes previamente lavados num recipiente adequado para micro-ondas. Acrescente 4 colheres de água, tape com película aderente e faça pequenos furos para que o vapor possa escapar. Ligue o micro-ondas na potência máxima e deixe cozer durante 10 minutos. Quando terminar, deixe repousar durante 2 a 3 minutos antes de retirar do micro-ondas.

As melhores receitas para fazer com brócolos

Agora que já sabe tudo sobre este legume tão nutritivo e com excelentes propriedades, deixamos-lhe uma seleção de receitas variadas de brócolos:

Partilhe connosco as suas receitas com brócolos! Etiquete a Bonduelle nos seus posts das redes sociais e dê-nos a sua opinião sobre estas ideias para novas receitas. Estamos à sua espera!