1. >Blogue
  2. >A importância dos grelos na Páscoa

 

Em Portugal, na Páscoa cumprem-se tradições culinárias únicas que prestam homenagem ao momento e à cultura do país, os grelos ocupam um lugar de honra nas festividades, porque mais do que um simples ingrediente são verdadeiros representantes da identidade gastronómica portuguesa associada ao período. Na Bonduelle apresentamos o convite para vir conhecer o cultivo, a produção e o papel dos grelos na gastronomia durante estas festas especiais. Vamos a isso!  

 

 

 

O cultivo e a produção de grelos

 

Sabia que os grelos são um vegetal de folha verde cultivado sobretudo no norte de Portugal e no noroeste de Espanha? Resulta do rebento da planta do nabo, apanhado ainda em verde. O clima fresco e húmido da região é ideal para o cultivo, contribuindo para a qualidade e sabor dos grelos portugueses.

 

Obedece a um tipo de cultivo rigoroso, exigindo cuidados permanentes aos agricultores. Regra geral, são cultivados no outono para poderem ser colhidos na primavera, mesmo a tempo da Páscoa. As sementes são plantadas em fileiras devidamente espaçadas para permitir um bom crescimento e regadas com regularidade para manter a humidade do solo, apesar de, por norma, serem cultivados em zonas húmidas. 

 

Na fase de crescimento, exigem uma atenção e proteção especial devido a pragas e doenças comuns que poderão afetar a sua qualidade. Devido a isso, os agricultores utilizam práticas agrícolas sustentáveis destinadas a garantir um crescimento saudável, que se reflete na qualidade dos grelos colhidos.

 

 

 

E como se isso não bastasse, para além de tudo o que significam para a alimentação, são particularmente importantes para a vida de muitas zonas rurais portuguesas. A produção de grelos significa empregos e rendimento para muitas comunidades agrícolas, contribuindo para o desenvolvimento económico através do estabelecimento de população em zonas rurais, o que também contribui para a manutenção das tradições locais.

 

O papel na gastronomia na época da Páscoa

 

Em Portugal, na época da Páscoa, os grelos desempenham um papel central em muitos pratos tradicionais. Graças a um sabor característico, agradável e ligeiramente amargo, e a uma textura fibrosa, acrescentam profundidade e complexidade a qualquer receita. São utilizados em refeições substanciais, contribuindo com um sabor único e inconfundível para as receitas típicas desta época festiva. 

 

Um dos mais tradicionais é o “Arroz de Grelos”. Falamos de um prato típico português que combina arroz com grelos cozidos ao vapor, alho, cebola e um toque de azeite. A mistura entre a suavidade do arroz e o sabor dos grelos produz uma experiência gastronómica reconfortante, perfeita para a partilha da mesa durante a Páscoa.

 

 

 

Outro prato popular onde se destaca a versatilidade dos grelos é o “Bacalhau com Grelos”. Trata-se de uma receita clássica que combina bacalhau com grelos cozidos ao vapor, batata e ovo cozido, tudo temperado com azeite e alho. Desta combinação resulta uma refeição deliciosa a não perder.

 

Além do bacalhau, outra opção tradicional é o “Cabrito Assado com Grelos”, em que o cabrito é assado no forno, lentamente e até que a carne fique tenra e suculenta: acompanhe com grelos cozidos ao vapor e batata assada. O sabor forte do cabrito combina na perfeição com o travo ligeiramente amargo dos grelos, produzindo uma mistura irresistível de sabores.  

 

Se está com ideias de confecionar algum destes pratos, recomendamos os nossos Grelos congelados. Mantêm o sabor e duram mais tempo no congelador. Por isso, é mais fácil utilizá-los nos menus de Páscoa, uma vez que já vêm preparados e separados em doses apropriadas. Aproveitam também a tecnologia mil-folhas que preserva as folhas inteiras, conservando a plenitude e o sabor da verdura.

 

Fica evidente que para a cozinha e para a economia, em Portugal os grelos desempenham um papel importante nas celebrações da Páscoa. O seu cultivo e produção fazem parte integrante da paisagem rural do país, e a sua utilização na gastronomia local durante esta época dá um toque especial às celebrações familiares e de grupo. Quer seja através de um prato tradicional ou como acompanhamento, os grelos são parte importante das tradições culinárias e culturais portuguesas durante as festas da Páscoa.   

 

Se procura receitas ou sugestões acerca de alimentação saudável, visite o nosso blog e redes sociais para mais informação.