1. >Sobre nos
  2. >Uma vida mais ecológica

Os desafios ambientais e a RSC (responsabilidade social corporativa) não são novidade. De acordo com um estudo realizado pela Mintel, empresa especializada em estudos de mercado, o bem-estar e o meio ambiente serão as principais preocupações dos consumidores a nível mundial até 2030. De facto, de acordo com o estudo sobre consumo responsável em 2020-2021, levado a cabo pelo banco Oney, atualmente 90% dos europeus desejam comprometer-se com um consumo responsável.
 
Para atender às novas exigências dos consumidores e ajudá-los neste processo, as fábricas da Bonduelle multiplicam as iniciativas e idealizam novas soluções de fornecimento para reduzir a sua pegada de carbono e melhorar a sua eficiência energética. As soluções implementadas têm como prioridade a poupança de energia, a redução dos gases com efeito de estufa, a protecção dos empregos locais e a gestão da transição energética das nossas fábricas. É um processo de RSC que define objetivos globais ambiciosos e que implementamos com o apoio e aconselhamento de várias partes interessadas locais.

Rumo a um modelo energético virtuoso

Um mix energético em que as energias renováveis ocupem 20% até 2025 (em comparação com o atual valor de 9,7%) é possível e é a meta fixada pela Bonduelle. Com o nosso processo de RSC, exploramos energias alternativas tais como o bio-gás, a biomassa e os vapores provenientes da biomassa.
 
A nível local, as nossas fábricas já trabalham para conseguir este objetivo. É o caso das nossas fábricas situadas em Békéscsaba, Nagykőrös y Nyiregyhaza (Hungria), nas quais 88% do bio-gás é proveniente das centrais internas de resíduos, o que permite reavaliar o metano das estações de tratamento de águas residuais das fábricas para criar um círculo virtuoso. Estas soluções permitem-nos controlar o nosso impacto ambiental, mediante a nossa aposta pelas tecnologias inovadoras que permitem economizar energia, bem como criar novos empregos.
 
Em França, a Bonduelle participa no desenvolvimento de projectos centrados em energias alternativas, por meio de colaborações locais para ampliar o círculo virtuoso. Um exemplo disso é a fábrica de Estrées-Mons, que cobre 79% das suas necessidades de vapor através da sua central de produção de vapor com origem na biomassa. A central utiliza principalmente os resíduos de uma exploração florestal local. Desta forma, evita a emissão de mais de 18.000 toneladas de CO2 por ano e permite valorizar 21% dos seus depósitos vegetais em bio-metano para produzir legumes congelados e em conserva. Nas fábricas de Renescure e Labenne são utilizados outros procedimentos para valorizar 97% e 77%, respectivamente, dos seus depósitos vegetais.
 

Aventuras humanas e solidárias

Inaugurada em Junho de 2015, a central de metanização de Renescure foi colocada em marcha por iniciativa de dois agricultores, determinados em fazer a sua parte para alterar a situação na sua região e apoiados pela Câmara Agrícola local. A central produz energia renovável graças ao adubo das explorações dos dois produtores associados, aos resíduos orgânicos do município e aos resíduos vegetais da fábrica da Bonduelle. Os resíduos orgânicos (cascas de legumes) são convertidos em bio-gás!

Desta forma, por ano são tratadas 10.000 toneladas de esterco, resíduos orgânicos e cascas de sementes germinadas. A fermentação gera bio-gás que alimenta um motor de cogeração, produzindo eletricidade e calor. Utiliza-se para auto-consumo e o excedente é vendido.
 
O resultado? Uma transição de RSC em linha com o objetivo de um planeta mais limpo e sustentável, graças a um processo de produção e de projectos que têm em conta o desenvolvimento sustentável. Actualmente, graças às ações de todas as fábricas da Bonduelle, 100% dos resíduos orgânicos são recuperados e 73% dos resíduos industriais banais são reciclados ou recuperados como energia.
 
Pode ler o relatório de RSC da Bonduelle no link seguinte.