1. >Sobre nos
  2. >Os 6 compromissos da marca Bonduelle

Os 6 compromissos para uma agricultura sustentável

 

Respeito pela terra e paixão pelos legumes são os dois pilares que sustentam a marca Bonduelle desde a sua criação. Para conseguir a revolução vegetal, a Bonduelle compromete-se em desenvolver os seus 6 grandes compromissos e apoia-se na experiência agro-industrial do Grupo Bonduelle que, através das suas 54 fábricas, produz nas melhores zonas de cultivo e perto dos seus clientes finais.

origine Portugal

1. Cultivo local em Portugal e respeito pelas épocas

origine Portugal

Os nossos legumes são cultivados nos terrenos mais aptos, em pleno campo e são colhidos no ponto óptimo de maturação em plena época. De seguida, são preparados para preservar melhor o seu sabor, a sua textura, as suas vitaminas e minerais.

A Bonduelle Portugal, tem produção local em Santarém na zona do Ribatejo. Desde a sua instalação, há mais de 30 anos, criou laços firmes, profícuos e duradouros com a região de Santarém: com os seus colaboradores, com a comunidade onde se insere e, especialmente, com as centenas de agricultores com quem trabalha em estreita parceria.

Cerca de 100% são cultivados na sua época, nas melhores zonas. Cultivamos mais de 30 variedades de legumes, que são colhidos no seu ponto óptimo de maturação, que depois vendemos em conservas ou em ultracongelados.

2. Fomentamos a redução do uso de pesticidas

Na Bonduelle trabalhamos com mais de 2 000 agricultores em toda a Europa, o que nos permite:

> Apoiar os nossos agricultores associados na adopção de técnicas agro-ecológicas alternativas.

> Manter a fidelidade dos agricultores. 90% dos agricultores que trabalham connosco renovam o seu contrato anualmente. Alguns contratos são renovados passando de geração em geração. Testamos práticas inovadoras de cultivo em 3 dos nossos terrenos-piloto, para garantir a aplicação de, pelo menos, 2 técnicas alternativas de cultivo em 100% dos nossos terrenos cultivados.

> Oferecemos ao consumidor uma gama completa de milho garantida sem resíduos de pesticidas.

 

3. Ajudamos a proteger a biodiversidade

Biodiversite

Os nossos agricultores associados estão comprometidos com o cultivo dos seus campos, da forma mais natural possível, para proteger a terra e a biodiversidade. Conhecemos cada um deles pessoalmente e visitamo-los nos seus campos periodicamente (cerca de uma vez por semana, principalmente no momento da colheita). É avaliado cada terreno para assegurar quais as práticas agrícolas que melhor se adaptam, conforme o que se encontra delineado na nossa Carta Agrícola, criada em 1996.

Fomentamos, principalmente:

  • a utilização de sementes 100% livres de organismos geneticamente modificados (OGM);
  • a rotação das culturas;
  • os sistemas de sementeira directa;
  • a gestão razoável da água (por gota-a-gota ou colectores de água).

4. Comprometemo-nos em reduzir os aditivos nas nossas receitas

Réduire les additifs

Somos a favor de uma lista de ingredientes o mais curta possível e da redução dos aditivos ao mínimo, em todos os nossos produtos. Desde 2014 que as nossas novas receitas não contêm nem óleo de palma, nem gorduras saturadas, nem xaropes de glucose e frutose, nem corantes, nem conservantes, nem aromas artificiais, de acordo com a nossa carta de desenvolvimento de produtos, que exclui os aditivos mais controversos.

Também garantimos a excelência nutricional através da melhoria contínua das nossas receitas, com a redução de sal e de açúcar.

A Bonduelle está entre os primeiros fabricantes a integrar a informação “Nutriscore” dos seus produtos na sua página oficial.

5. Oferecemos cada vez mais produtos provenientes da agricultura biológica

Agriculture BIO

Oferecemos produtos BIO na nossa gama. Além disso, garantimos as práticas dos nossos agricultores associados que cultivam BIO. Apoiamos também a conversão para uma agricultura biológica, aconselhando-lhes desde o ponto de vista técnico, através de visitas semanais aos campos, durante o período de transição entre a agricultura convencional e a agricultura biológica. Todos os anos, várias dezenas de agricultores são beneficiados com este apoio.

Em 2019, ampliamos a nossa gama de produtos BIO em conserva para oferecer ao consumidor:

  • Milho sem adição de açúcares BIO
  • Ervilhas sem adição de açúcares BIO
  • Feijão-verde fino BIO

6.Comprometemo-nos com embalagens mais respeitadoras para o planeta

emballages plus responsables

Todas as embalagens das nossas conservas, quer em lata, quer em vidro, são recicladas de forma infinita. Além disso, para conseguirmos o nosso objectivo de embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis em 2025, garantimos que todos os nossos materiais, incluindo o plástico, sejam recicláveis. Trabalhamos na concepção ecológica das nossas embalagens, optimizando o seu peso e a máxima integração de materiais recicláveis ou de fontes sustentáveis para reduzir a utilização de materiais de origem fóssil. Sensibilizamos os nossos clientes e consumidores sobre a economia circular, fomentando a separação de embalagens.