1. >Blogue
  2. >Massa com legumes, a combinação perfeita

Massa com legumes, a combinação perfeita

Esparguete, macarrões, cotovelos… podíamos comê-los em todas as refeições! Os amantes da massa sabem que um molho pode favorecer ou arruinar um prato. Por isso, ficam aqui alguns conselhos para cozinhar os legumes de forma rápida e eficiente porque, afinal, são os nossos melhores aliados.

Combinação perfeita

Sendo a massa uma fonte de hidratos de carbono complexos (açúcares complexos), também contém fibra, sobretudo se for elaborada com trigo integral. Se for cozinhada al dente, o seu índice glicémico (nível de distribuição de açúcar no sangue) torna-se bastante moderado. 

Se acrescentamos as fibras e vitaminas que estão naturalmente presentes nos vegetais, é fácil compreender porque é que esta combinação nos dá tanta energia, durante tanto tempo.

Lembre-se de acrescentar um fio de azeite ou uma noz de manteiga. Este tipo de gordura permite uma melhor assimilação de vitamina A, tornando a refeição mais saciante.

Cozinhar a massa e os legumes juntos. Sim, ou não?

Poupe tempo e energia com receitas de massa e legumes que se podem cozinhar juntas, na mesma panela. Com feijão branco, milho, tomate, cebola e pimento é um prato equilibrado, que se pode preparar em 15 minutos se utilizarmos conservas e preparados para cozinhar. 

Para todos aqueles que costumam afastar os legumes para a beira do prato, sugerimos preparar um molho à base de legumes que passará a ser um ingrediente básico, como é o caso deste molho de beringela

Um prato frio ou quente?

Outra vantagem da massa é que se pode levar facilmente dentro de um tupperware, para comer no local de trabalho. A salada de massa com milho, curgete, abacate, camarao e tomate... é maravilhosa. Aponte esta ideia: os fidéus de arroz e a massa de trigo sarraceno (como os fidéus de soba japoneses) são deliciosos quando se comem frios.