1. >Blogue
  2. >Super-alimentos do mundo ao seu alcance

Costumamos enaltecer as virtudes de produtos inusitados e frutos preciosos de outras partes do mundo, mas perto de nós temos alimentos vegetais que também merecem estar na moda.

Seja aqui ou ali, os super-alimentos não são apenas um prazer para o paladar, mas também interessantes para nos ajudar a manter a forma. Um super-alimento é um alimento rico em nutrientes que se destaca pelo seu conteúdo de antioxidantes, vitaminas, minerais, oligo-elementos e aminoácidos. Mas um único produto não faz milagres. Tudo é baseado no equilíbrio do dia-a-dia. De qualquer forma, os quatro alimentos vegetais a seguir são bons no inverno.

1 - Ameixas

Por serem ricas em antioxidantes

Graças às suas propriedades antioxidantes (medidas com um índice ORAC de 5.770) e pelo seu teor de fibra (7,35 g por 100 g), elas estão no topo dos frutos secos benéficos.

 

 

 

2 - Alho

Pela sua versatilidade

Antimicrobiano, antioxidante, estimulante do sistema imunitário... A sua reputação fala por si. Tem bom gosto, mas fornece muito mais. Nota interessante: os seus ingredientes activos são melhor conservados se forem consumidos crus em vez de cozidos.

 

 

3 - Edamame

Pelas suas proteínas

As favas de soja verdes (ou seja, frescas) contêm proteínas vegetais e também são ricas em fibra e fósforo. Experimente!

 

 

 

 

4 - Romã

Pelos seus antioxidantes

Rica em polifenóis, a romã tem benefícios antioxidantes protectores (a classificação ORAC é 3.037, superior ao chá verde). A “fruta de 400 grãos” também possui uma quantidade interessante de vitamina B6 e C. Outra razão para adicioná-la a saladas de fruta e até saladas.