1. >Blogue
  2. >Sem piedade para croutons velhos: não deitar o pão fora

Sem piedade para croutons velhos: as nossas ideias contra o desperdício de pão

Não há necessidade de deitar fora o pão duro: as receitas para reaproveitá-lo são tão boas, que nos dão vontade de deixar endurecer a nossa baguete, só para voltar a utilizá-la em novas preparações. 4 ideias para reaproveitar sobras de pão duro.

Ideia #1: Croutons de alho

Nada melhor para melhorar uma sopa ou uma salada, o básico da nossa alimentação diária. Pegue nas suas fatias de pão duro (baguete, caseiro, de cereais integrais...) e esfregue-as com um dente de alho fresco. Corte-as em cubos e regue com azeite. Em seguida, leve os cubos a alourar no forno por alguns minutos. Croutons perfeitos com alface frisada da Bonduelle e pedaços de bacon numa salada César; ou ainda, por cima de um creme de legumes, uma sopa feita com legumes já cortados. O combate ao desperdício de alimentos e, mais especificamente, ao desperdício de pão, é excelente para o ambiente… e saboroso!

Ideia #2: Pão ralado

Outro produto básico da cozinha, o pão ralado é fácil de preparar em casa. Necessita de um electrodoméstico eficiente para poder misturar uma grande quantidade de pão duro de forma a obter um pó mais ou menos fino, consoante a utilização prevista: polvilhe um pouco sobre caçarolas de legumes (espinafre, couve-flor...) ou tomates ao estilo da Provença, peixe panado, costeletas panadas... Outra excelente forma de utilizá-lo: recheios ou almôndegas, aos quais o pão ralado confere suavidade.

Ideia #3: Bruschettas

Viaje para o outro lado dos Alpes, onde os italianos degustam sobras de pão com especialidades de chorar por mais. A bruschetta permite reciclar fatias de pão duro cobrindo-as com azeite - também esfregando um pouco de alho, ao seu gosto - e guarnecendo-as como grandes torradas saborosas. Os legumes são reis, que variam consoante a estação: tomates frescos ou secos ao sol, beringelas grelhadas, cogumelos grelhados, fatias de abacate... Podem ser combinados com saborosos ingredientes, tais como fiambre, azeitonas, anchovas, tiras de parmesão. O toque final: algumas folhas de rúcula ou rebentos adicionados no último minuto.

Ideia #4: Rabanadas (“French toasts”)

Em França, as rabanadas (“french toasts”) continuam a ser a forma mais comum de evitar o desperdício de pão. Esta sobremesa, feita por adoráveis avós, é preparada tradicionalmente com fatias de pão duro, embebidas numa mistura de leite, ovos batidos, açúcar e fritas em manteiga. Para saborear com um pouco de açúcar em pó, xarope de ácer, mel, creme de ovos, leite condensado, frutos frescos... Não é pastelaria fina, mas é muito mais saudável do que as sobremesas industriais que encontramos nos hipermercados. Para quem prefere sabores salgados, a receita também resulta com um pouco de queijo - deixe o açúcar de lado - ou feita ao estilo “welsh rarebit”, com cerveja e molho cheddar. Com uma boa salada, é um prato rápido e fácil. Quem disse que lutar contra o desperdício de pão tem de ser uma tarefa enfadonha.

E nas padarias?

O desperdício alimentar é uma questão que diz respeito a todos os intervenientes envolvidos em toda a cadeia alimentar. A indústria, supermercados, restaurantes, refeitórios escolares, marcas artesanais e outras marcas profissionais também procuram reduzir o desperdício. No que diz respeito ao pão, um estudo da ADEME mostrou que as perdas e desperdícios relacionados ao pão representaram 10% da produção em 2016. Cada vez mais padeiros envolvidos participam em acções individuais e colectivas para combater o desperdício de pão e agregar valor aos itens não vendidos: ao venderem produtos do dia anterior a preço reduzido, doando a associações, preparando cabazes a baixo preço... Para os consumidores, a economia feita não é negligenciável e estes projectos têm a vantagem de sensibilizar as pessoas para o aspecto saboroso da reciclagem de resíduos... o que, ao que parece, não é realmente um desperdício.
 

Adoptar os passos certos para reduzir o desperdício alimentar é agora, mais do que nunca, um desafio para a nossa sociedade!