1. >Blogue
  2. >Sem desperdício de fruta

Não precisa de deitar fora frutos estragados, experimente truques para evitar desperdício!

Atreva-se a consumi-los como um prato salgado

Habitualmente pensamos em sobremesas, quando falamos de frutos, mas nada nos impede de acrescentar alguns em entradas ou pratos principais, em combinações subtis de doce-salgado. O seu mais novo não quer trincar uma maçã? Corte-a em cubos e acrescenta-a numa salada mista com algumas folhas frisadas Bonduelle, nozes e queijo azul. Em casa ninguém gosta do sabor agridoce dos pomelos? Ninguém resiste a algumas folhas de alface folha-de-carvalho da Bonduelle, fatias de abacate, camarões cozidos e pomelo, com uma saborosa vinagrete de lima e coentros. As pêras estão a começar a ficar moles na sua fruteira? Alguns brócolos ultracongelados Bonduelle, creme de alho-francês, pêras descascadas, água ou caldo, a cozinharem todos juntos. Depois, juntar tudo no liquidificador com um pouco de manteiga. Aí tem: uma sopa reconfortante. Às vezes, o desenvolvimento sustentável pode saber muito bem.      

Recicle frutos estragados e feios

Por vezes, uma longa viagem, fruta que se estraga na fruteira em casa, ou produção em excesso, podem originar grandes quantidades de frutos estragados. Podem ser assados no forno com um pouco de açúcar, transformados em doce ou adicionados em receitas de bolos. A receita mais comum é, de longe, a compota de maçã, que resulta com todos os legumes em cubos, cozinhados lentamente com um pouco de água, um pouco de açúcar, se necessário, e algumas especiarias a gosto. Uma outra forma de reduzir desperdício: sumos e batidos, tais como os batidos verdes, para um aumento de energia. É delicioso misturar bananas maduras com espinafres Bonduelle, kiwis, gengibre fresco, leite e um toque de mel! Uma solução que também resulta com frutos feios, que os hipermercados - atores principais na cadeia alimentar - estão lentamente a aprender a não deitar fora! 

Cozinhe as cascas

Realmente, até as cascas podem ser recicladas para reduzir o desperdício alimentar! As cascas e os caroços das maçãs e das pêras costumam ser deitadas fora, contudo fariam deliciosas infusões a frio e a quente! Cozinhe-as em água quente durante cerca de vinte minutos. Esta bebida pode também ficar beneficiada com um pouco de sumo de limão, após ferver, e ser apreciada quente (com um pouco de mel, ainda fica melhor), ou fria, depois de filtrada. Quanto às cascas de frutos cítricos, estas podem ser cristalizadas para preparar "orangettes" ou dar sabor ao brioche. A melhor ideia fora da caixa: doce de casca de melão, a partir da parte externa e dura, cortada em pedaços pequenos. A luta contra o desperdício alimentar começa no prato, economiza dinheiro e tem um sabor delicioso!                                                                

Rumo aos alimentos sem desperdício

Estimamos que um terço dos alimentos destinados ao consumo humano é desperdiçado em todo o mundo. Por exemplo, em França, um estudo da ADEME sobre "o estado dos locais de perda e desperdício e a sua gestão da cadeia alimentar passo a passo", demonstrou em 2016 que 10 milhões de toneladas de produtos foram perdidos e desperdiçados todos os anos, o que equivale a uma perda comercial de cerca de 16 biliões de euros. Contudo, em França, assim como em outros países, muita desta perda podia ser evitada, inclusive da parte dos consumidores. O desperdício alimentar é o acto de deitar fora alimentos que ainda são comestíveis. Grandes quantidades de alimentos são deitados fora - frutos, legumes, produtos secos, carne, peixe, etc. - são um verdadeiro desafio para o ambiente, com importantes custos para os consumidores e para o planeta.