1. >Blogue
  2. >Receitas com cogumelos

Os protagonistas do Outono

Cogumelos

Em pleno Outono e já com o Inverno no horizonte, damos importância a alimentos e receitas relacionados com a época. Neste caso, queremos destacar os cogumelos.

Os cogumelos são fungos, usados em todo o mundo para a preparação de inúmeras receitas. Contêm vitaminas, como a B12 e a vitamina A, além de minerais, como ferro ou potássio, embora 92% do seu peso seja água.

A Bonduelle quer partilhar consigo 3 receitas de cogumelos ideais para este Outono. Tome nota!

1- Risoto de cogumelos

Seria impossível falar em receitas com cogumelos e não mencionar o risoto, esse prato de arroz cremoso com queijo, que tantas alegrias traz aos amantes da gastronomia.

Do que precisamos? Arroz redondo, cerca de 300 gramas, 1 lata de cogumelos laminados Bonduelle, cebola, alho e 100 gramas de queijo parmesão ralado. Para ficar cremoso, precisamos também de um copo de vinho branco, 1 litro de caldo de galinha, azeite, pimenta e sal.

Quando já tivermos todos os ingredientes, deitamos mãos à obra. Começamos por picar muito bem a cebola e o alho. O passo seguinte é levar ao lume um tacho com um fio de azeite, para refogar o alho e a cebola. Depois de alguns minutos, escorremos bem o frasco de cogumelos laminados Bonduelle e adicionamos ao tacho para os saltear com os restantes ingredientes. Temperamos com sal e pimenta ao nosso gosto e mexemos.

É a vez do arroz. Adicionamo-lo com cuidado, mexendo com uma colher de pau para não colar. Deixamos refogar por alguns minutos, juntamos o vinho branco e deixamos reduzir um pouco.

O passo seguinte é adicionar o caldo de frango. Mas atenção, é necessário aquecer primeiro e ir juntando pouco a pouco ao tacho. Repetimos o passo, à medida que o arroz for absorvendo o caldo. A seguir, deixamos cozinhar por 15-20 minutos. Podemos ir experimentando o arroz e verificar se não está duro. Assim que estiver pronto, juntamos o parmesão.

Aos poucos irá ganhar a textura cremosa do risoto. Nessa altura, estará pronto para servir. Bom proveito!

Un plato con arroz y vegetalesDescripción generada automáticamente

2-Folhados recheados de cogumelos

A nossa próxima receita é um prato original para fazer em casa e servi-lo como entrada, por exemplo, num almoço com os amigos. É uma receita fácil de fazer e, além disso, é deliciosa.

Para preparar esta receita com cogumelos, precisamos de formas de massa folhada para rechear. Estas formas são vendidas em qualquer supermercado. A quantidade a comprar dependerá do número de pessoas.

Os restantes ingredientes de que precisamos são 1 frasco de cogumelos laminados Bonduelle, azeite, 1 cebola, cubos de presunto e queijo-creme.

Começamos por pré-aquecer o forno a cerca de 180 graus. Depois, pegamos nas formas de massa folhada e vamos colocando num tabuleiro de forno. Podemos barrar o tabuleiro com um pouco de azeite. De seguida, dependendo das formas, será preciso cortá-las um pouco para as rechear. Algumas já vêm com espaço para o recheio.

O passo seguinte é preparar o recheio. Neste caso, vamos utilizar cogumelos e presunto. Depois juntamos um pouco de queijo. Abrimos a lata de cogumelos laminados, escorremos bem e, juntamente com os cubos de presunto, colocamos em cada forma.

Levamos o tabuleiro ao forno com cuidado para não nos queimarmos e deixamos cozer cerca de 15 minutos. Quando virmos que os folhados estão dourados, retiramos o tabuleiro e polvilhamos um pouco de queijo por cima, que, com o calor vão derreter um pouco e: está pronto!

Comida en un platoDescripción generada automáticamente

3-Pizza vegetariana com cogumelos

A piza é um dos nossos alimentos preferidos, mas nem sempre é o mais saudável. Por isso, desta vez escolhemos uma piza vegetariana e adicionámos-lhe cogumelos.

Do que precisamos para esta receita com cogumelos? De uma base de piza. Se quiser, pode atrever-se a fazê-la, com farinha, ovo, água, fermento, sal, azeite e um pouco de açúcar. Se não quiser arriscar, pode comprar a base já feita, para adicionar apenas os seus ingredientes preferidos.

Os ingredientes que vamos adicionar à nossa piza são: cogumelos laminados Bonduelle, cebola, tomate-cereja, azeitonas, tomate triturado, queijo para gratinar, um pouco de rúcula e manjericão para decorar.

Para preparar a piza vamos começar por fazer a massa. Misturamos num recipiente 400 gramas de farinha e um pouco de sal e, noutro recipiente, 200 mililitros de água, um pouco de açúcar e o fermento em pó. De seguida, juntamos o preparado de farinha e sal aos ingredientes do outro recipiente e misturamos tudo. Adicionamos cerca de duas colheres de azeite. Misturamos tudo até obtermos a massa pretendida.

O passo seguinte é dar-lhe forma. Colocamos a mistura numa mesa com farinha para não colar e começamos a dar-lhe forma. Quando tivermos a forma pretendida, pomos a massa no tabuleiro do forno e incluímos os ingredientes. Começamos por pré-aquecer o forno a cerca de 180 graus.

Espalhamos o molho de tomate pela base, cortamos a cebola em juliana e as azeitonas às rodelas e distribuímos pela piza. De seguida, juntamos os cogumelos laminados Bonduelle bem escorridos. Juntamos o tomate-cereja cortado ao meio.

Para terminar, introduzimos a piza no forno e deixamos cozer cerca de 20 minutos. Vamos verificando se a massa está a cozer por cima e por baixo. Quando faltarem alguns minutos, retiramos, juntamos o queijo para gratinar e esperamos alguns minutos até derreter. Já temos a piza pronta! Retire-a e adicione um pouco de rúcula e manjericão para decorar. O passo final é saborear.

Pizza con vegetalesDescripción generada automáticamente