1. >Blogue
  2. >4 dicas para plantar batatas com sucesso

As batatas são bastantes fáceis de cultivar, mas não de qualquer forma! Siga os nossos conselhos para cultivar as deliciosas batatas alevino, bintje, monalisa ou de qualquer outro tipo.


 

 

1 - Como preparar o terreno para plantar batata

Sempre que um solo rico em nutrientes é bem cuidado durante o inverno, o sucesso da horta está garantido. As senhoras batatas podem ser exigentes e preferem solos leves e profundos, sem pedras ou grandes bolas de terra. O composto, estrume e fertilizantes naturais adaptados (que proporcionam maioritariamente potassa) enriquecem o solo de nutrientes antes ou durante o crescimento, dependendo dos casos.


 

2 - Quando plantar as batatas

Quer tenha utilizado plantas pré-germinadas ou as tenhas germinado você mesmo, não seja impaciente! As batatas adoram ambientes frescos e húmidos e temem as geadas: dependendo da região, o cultivo é feito de fevereiro a maio, quando o solo já acumulou algum calor. De acordo com o ditado francês, “as batatas devem ser cultivadas quando o Lilás está a florir”. As plantas germinadas deverão ser colocadas 8 a 10 cm de profundidade, com os rebentos virados para cima e devidamente espaçados entre eles. Depois, devem ser cobertas com terra e regadas.


 

3 - Cubra as batatas

Quando as folhas atingem 20 centímetros de altura, chega o momento de cobrir a planta com terra, deixando à vista apenas a sua extremidade. Este gesto terá de ser repetido à medida que avança o crescimento, o que favorece a aparição de tubérculos, permitindo limitar a rega e melhorando a produtividade e qualidade da batata. Ao estarem protegidos da luz, não se tornam verdes, o que permite que sejam próprios para consumo.


 

4 - Protege as folhas da umidade e insetos

Para combater o míldio (o famoso inimigo das batatas), evite o excesso de rega. O solo deve estar húmido, mas as folhas devem permanecer secas. O escaravelho do Colorado é outro inimigo das batatas e muito temido pelos agricultores. Preferimos destruí-lo à mão, matando os insetos adultos e esmagando as larvas ou pulverizando com um preparado feito à base de restos de urtiga, rábano e atanásia. Após a colheita, poderá saborear batatas fritas, puré de batatas e outros pratos à base deste tubérculo.