1. >Blogue
  2. >O que é a quinoa? Contamos-lhe todas as suas características

O que é quinoa?

Bonduelle quer falar-lhe sobre este alimento e todos os seus benefícios, como as suas proteínas. O que é quinoa? Benefícios e fonte de proteína. Receitas.

Origem e características da quinoa

Para sabermos o que é a quinoa começamos por saber de onde vem. Na origem este alimento que, embora tecnicamente seja uma semente, é na verdade um pseudo-cereal próprio dos Incas que o consideravam um alimento com propriedades medicinais cujo significado na língua de origem, a língua quéchua, era “grão-mãe”.

quinoa é um alimento que até há pouco tempo não era muito conhecido, mas que nos últimos anos se tem tornado um alimento quase indispensável, a ponto de o ano de 2013 ter sido nomeado pela FAO como o Ano Internacional da Quinoa. Mas a que se deve este sucesso? Deve-se ao facto de se ter dado a conhecer um super-alimento. A quinoa é um alimento ideal tanto para crianças como para pessoas que querem emagrecer, para grávidas ou para desportistas. É quase impossível encontrar algum defeito neste alimento.

A quinoa é o único alimento de origem vegetal que conta com aminoácidos essenciais, vitaminas e oligoelementos e, para além disso, tem também a propriedade de se poder adaptar a diferentes ambientes ecológicos e climas, tanto temperaturas extremas como climas húmidos, o que faz com que seja muito tido em conta pela FAO como um aliado na luta contra a fome.

Tipos de Quinoa

 

quinoa tipos pt

Existem diferentes tipos de quinoa e cada um deles tem características diferentes:

1. Quinoa branca

Normalmente é a que se costuma usar na maioria dos pratos que comemos. Destaca-se por possuir mais fibra do que, por exemplo, a sua outra variante, a quinoa vermelha, pelo que é muito favorável para todos aqueles que sofram problemas de intestinos. Se também estiver a pensar seguir uma vida saudável, tem uma grande qualidade: é rica em proteínas, pelo que ajuda a fortalecer a musculatura!

2. Quinoa preta

É possivelmente a mais recente, pois é um híbrido entre a semente de quinoa e a de espinafre. Conserva a característica crocante dos restantes tipos de quinoa. Embora a sua característica principal seja o facto de conter lítio, o que ajuda a regular o stresse, não só tem esta grande característica como conta também com propriedades anti-inflamatórias.

3. Quinoa vermelha

Contém os nove aminoácidos essenciais que uma alimentação correcta deve conteruma pequena quantidade desta quinoa contém parte da quantidade recomendada para o consumo diário que é de 46 gramas para as mulheres e 56 gramas para os homens.

Contém também ácido fólicoque é uma vitamina fundamental para produzir novas células. Se precisar de ferro na sua alimentação, a quinoa vermelha é uma grande aliada, uma vez que o tipo de ferro que se encontra nos alimentos vegetais como a quinoa é absorvido ainda melhor quando consumido com outros alimentos como os brócolos.

Beneficios e qualidades da quinoa

A quinoa é um alimento recomendado para todos devido às suas múltiplas qualidades mas particularmente para:

- Pessoas diabéticas 

Dado que tem um baixo índice glicémico, pelo que pode fazer parte da alimentação de um diabético.

- Pessoas desportistas 

Este alimento tão completo contém proteínas e potássio, magnésio, cálcio, fósforo, etc.

- Pessoas vegetarianas 

Sem dúvida, um dos alimentos fundamentais numa alimentação vegetariana devido ao seu elevado teor de proteínas e às suas qualidades nutricionais que fazem dele uma opção como substituto da carne.

- Pessoas celíacas 

É um dos alimentos mais recomendados para celíacos devido ao facto de não conter glúten e ter outras qualidades que fazem dela uma melhor opção em comparação com outros cereais e sementes.

Por tudo isto, a quinoa tornou-se num dos alimentos protagonistas do nosso tempo!