1. >Blogue
  2. >O nosso compromisso por um mundo melhor

Na Bonduelle, estamos convencidos de que a natureza é o nosso futuro. Por isso, assumimos um compromisso ao qual chamámos de «B! Pact», um compromisso concreto para o planeta, a alimentação e as pessoas.

 

Uma empresa com impacto positivo

Hoje em dia, mais do que nunca, a emergência climática exige que as empresas incluam o desenvolvimento sustentável na sua missão e que se comprometam, com total transparência, a limitar o seu impacto ambiental e a actuar de forma responsável. A crise sanitária mostra-nos que as empresas desempenham um papel fundamental na criação de um mundo inclusivo e equitativo.

Enquanto actor do sector agro-alimentar, a Bonduelle deseja mostrar o caminho para a transição alimentar vegetal, pelo bem-estar do planeta e dos seus habitantes, ao empreender um processo que lhe permitirá tornar-se numa empresa com certificação B Corp, com um modelo económico de impacto positivo para os seus grupos de interesse.

A certificação B Corp

A mudança ocorre por meio de compromissos concretos. Compromissos que são definidos, avaliados e reconhecidos pelo organismo de certificação B Corp. Através da realização de um inquérito, uma auditoria e uma avaliação de impacto, o movimento B Corp concede uma certificação às empresas que «pretendam dar um contributo positivo à sociedade e não pretendam ser os melhores DO mundo, mas sim, os melhores PARA o mundo» (página: https://bcorporation.eu/). As empresas que obtêm a certificação tornam-se, por sua vez, num modelo para as que não a possuem e mostram o caminho a seguir.

Entendemos a certificação B Corp como um excelente meio para estruturar a transformação social e ambiental da empresa. O nosso compromisso para obter a certificação B Corp representa a oportunidade de nos envolvermos, mais do que nunca, numa mudança profunda da nossa cultura de empresa, ponto por ponto, da governança das operações correntes e da revisão dos nossos eixos de atuação, onde quer que estejamos presentes.

B! Pact: os nossos compromissos para 2025

Desde a sua origem, a Bonduelle cultiva o respeito pelo meio ambiente natural e coloca as pessoas no centro das suas atividades, em todos os países onde esteja presente. Com o B! Pact, a empresa pretende aprofundar os valores sobre os quais se baseia: o apoio ao emprego local, a segurança no trabalho, a saúde, a satisfação, a convivência e a participação nas comunidades locais. Sempre tendo como ambição principal a contribuição para o bem-estar através da alimentação vegetal, com atividades que são desenvolvidas para respeitar as pessoas, a biodiversidade e o meio ambiente.

Apresentado em 2019, o B! Pact faz reunir os compromissos da Bonduelle em torno de três pilares: a alimentação, as pessoas e o planeta.

Cuidar do planeta

A Bonduelle tem o compromisso de ser uma empresa melhor para o planeta, com a melhoria da sua pegada ecológica, com o desenvolvimento de uma agricultura responsável, com o apoio à investigação de novas técnicas de cultivo, com a preparação e venda dos nossos produtos.

E quais são os nossos objetivos para o futuro?

- 100% das superfícies cultivadas com técnicas de cultivo alternativas até 2025.

- Redução em 20% das nossas emissões de gases com efeito de estufa em 2035.

- 100% das embalagens concebidas para serem recicláveis ou reutilizáveis em 2025.

Cuidar das nossas refeições

A Bonduelle também se compromete em ter um impacto positivo na alimentação, ao promover hábitos alimentares mais responsáveis para todos.

Queremos inspirar comportamentos alimentares de forma positiva, para comer melhor. Para isso, comprometemo-nos a que 100% das nossas marcas tenham um impacto positivo, promovendo boas práticas alimentares, através da Fundação Louis Bonduelle.

Cuidar das pessoas

Manter o maior nível de bem-estar possível em todas as nossas comunidades e garantir as melhores condições de saúde e segurança no trabalho é uma prioridade essencial para a Bonduelle. Qualquer pessoa que trabalhe no Grupo Bonduelle conta com um ambiente profissional que lhe garante a saúde e a segurança, seja pela preservação da sua integridade física e mental, seja pela prevenção de doenças profissionais. Neste âmbito, o Grupo definiu um objectivo ambicioso e incontornável: zero acidentes com baixa médica até 2025. Todas as pessoas que trabalham para o Grupo, independentemente do seu tipo de contrato, estão incluídas neste objectivo.

Além disso, em 2025, 100% das fábricas do Grupo Bonduelle vão participar em projectos locais, tornando os seus colaboradores em intervenientes de comunidades comprometidas com a transformação do grupo.

Iniciar um movimento com outras grandes empresas

Para irmos ainda mais longe, implementámos, juntamente com outras cinco multinacionais, a iniciativa B Movement Builders, que visa integrar grandes empresas no movimento B Corp  e numa associação de empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Desta forma, construímos e apoiamos o movimento B Corp para nos tornarmos, não só, numa empresa com impacto positivo, mas, também, numa empresa que gera impacto positivo.

«Em 2021, mais do que nunca, a iniciativa B Movement Builders faz sentido e esperamos que outros actores sigam os nossos passos. As empresas podem ser um grande motor de mudança e compromisso colectivo», explica Anne-Sophie Fontaine, vice-presidente de RSC e Comunicação.