1. >Blogue
  2. >SOS maus cheiros na cozinha

Maus cheiros na cozinha: como eliminá-los?

Cozinhamos pratos deliciosos, partilhamos refeições, rimos, vivemos... E, no entanto, a cozinha pode ser uma autêntica fábrica de maus cheiros! Para o mau cheiro dos cozinhados e as zonas de risco, temos truques 100 % saudáveis que vão deixar o ar limpo e agradável de respirar.

 

Na cozinha

Esteve a cozinhar couve-flor ou a fritar curgete? A refeição pode ser deliciosa, mas o cheiro que desprende não é. Primeiro, limpe o espaço e abra as janelas. Se estiver muito frio ou se o cheiro não desaparecer, ferva um pouco de vinagre num recipiente destapado durante alguns minutos. Se a acidez do vinagre for demasiado desagradável, substitua por água ou sumo de ananás com algumas ervas como tomilho ou alecrim, pau de canela, cravinho ou cascas de laranja secas.

No frigorífico

Amantes do queijo e do melão: não é preciso evitarem os vossos alimentos cheirosos preferidos! Para manter o frigorífico limpo, deve limpá-lo profundamente com alguma regularidade. Para a manutenção diária, pode colocar alguns absorventes de cheiros e neutralizantes nas prateleiras: bicarbonato de sódio ou café moído num pequeno prato (para ir trocando regularmente), ou mesmo meio limão com alguns cravos espetados na casca.

No micro-ondas

Se o micro-ondas foi invadido por um cheiro que teima em sair, aqueça sumo de limão no seu interior durante 30 a 60 segundos. O mesmo truque também funciona com uma tigela de água com algumas gotas de óleo essencial como o de limão, lavanda, eucalipto, árvore-do-chá, entre outros. Respeite sempre as medidas de precaução.

No lava-loiça

Por vezes, o mau cheiro vem do lava-loiça. Prefere uma solução barata, eficaz e sem químicos? Não deite fora as borras de café! Espalhe as borras pelo ralo do lava-loiça e depois deite lentamente uma boa quantidade de água a ferver.

 

No lixo

Finalmente, quando o lixo cheira mal, o primeiro a fazer é lavar o balde e deixar secar ao ar livre. Como medida de prevenção, deite um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do balde, antes de colocar um novo saco do lixo. Outra ideia: cotonetes embebidos em óleos essenciais. Agora pode respirar livremente!