1. >Blogue
  2. >Juntos para uma alimentação sustentável

Hoje, mais do que nunca, temos consciência da necessidade de nos adaptarmos a um consumo mais responsável, respeitando ao
mesmo tempo o planeta e cuidando da nossa saúde. Atualmente, muitas empresas estão a tentar adaptar as suas práticas para reduzir o seu impacto ambiental. São compromissos quantificáveis que consistem em etapas concretas na esfera social e ambiental. 

Para um consumo com mais respeito para com a nossa saúde e com o planeta

Para 73% dos consumidores, a crise da COVID-19 é um sinal de alerta para que cuidemos do nosso planeta*. Com 100 milhões de hectares de florestas perdidos nos últimos 20 anos**, a necessidade de limitar o impacto da actividade humana sobre os eco-sistemas é premente, mas exige compromissos e uma total transparência na sua implementação. 

A alimentação é uma das atividades humanas com maior impacto no planeta devido ao uso do solo, da qualidade da água, da qualidade do ar, etc. O que levamos à boca afeta todo o eco-sistema. É uma questão que adquire ainda maior relevância ao aproximarmo-nos de 2050, quando o planeta tiver que alimentar 9.000 milhões de seres humanos. 

Empresas comprometidas com o mundo de amanhã

Como as obrigações corporativas, sociais e ambientais exigem que as empresas partilhem experiências e recursos, vários movimentos surgiram para ajudá-las a evoluir nesse sentido. Entre eles está o movimento B Corp, criado em 2006 com o objetivo de fazer das
empresas uma "força do bem" e reconhecer aquelas que conciliam a obtenção de benefícios com o interesse colectivo.
O objetivo da B Corp é certificar empresas que integrem objetivos sociais, empresariais e ambientais nos seus modelos de negócio do dia-a-dia. Ou seja, aquelas empresas que almejam ser melhores para o sistema como um todo. É, portanto, uma abordagem de longo prazo que envolve também a colaboração com todos os intervenientes da comunidade: clientes, parceiros e fornecedores são partes interessadas nesta abordagem. O objetivo? Têm um impacto positivo em todo o eco-sistema.

O que significa em concreto?

Na Bonduelle, o respeito pelo meio ambiente e a vontade de colocar o ser humano no centro da empresa fazem parte dos valores corporativos. Seguindo essa abordagem específica para o planeta, a alimentação e os seres humanos, a Bonduelle juntou-se ao B! Pact, porque a alimentação vegetal é parte central dos desafios do futuro. Este compromisso consiste em três partes: a primeira está relacionada a ser melhor para o planeta na implementação de práticas agrícolas responsáveis (directrizes agronómicas, alternativas aos pesticidas sintéticos, investigação de práticas alternativas de cultivo); e também na intervenção da preparação dos produtos (redução do consumo de água, embalagens ecologicamente responsáveis, utilização de energias renováveis, etc.).

A segunda está relacionada com a melhoria dos hábitos alimentares individuais, aproveitando 100% dos legumes para evitar o desperdício alimentar, desenvolvendo novas e saborosas receitas que também favoreçam o nosso bem-estar, e apoiando as pesquisas da Fundação Louis Bonduelle, cuja actividade se baseia em reconhecidos dados científicos e tem o compromisso de medir o impacto das actividades realizadas na evolução das práticas alimentares ou estilo de vida e sua eficácia. E, finalmente, a Bonduelle aspira a ser uma empresa melhor para as pessoas, promovendo o emprego local com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trabalho a zero até 2025 e incentivando os colaboradores a tornarem-se intervenientes em projetos locais. A Bonduelle esforça-se todos os dias para desenvolver uma agricultura responsável e aplicar boas práticas para todos. 
 

*Fonte: Beyond COVID BETCxLes Echos Study, 2020 
** Fonte: ONU, 2020.