1. >Blogue
  2. >Jantar saudável: as melhores receitas de comida saudável para jantar

Nesta ocasião, a Bonduelle propõe-lhe várias receitas de comida saudável para jantar. Com estas simples receitas, pode alimentar-se de forma saudável, ao mesmo tempo que saboreia um bom jantar em família.

O jantar é a última refeição do dia, e a sua função é evitar que nos deitemos de estômago vazio, para assim contribuir para o descanso, mas não precisamos de comer tanta quantidade pois à noite quase não gastaremos energia. É por isso que devemos ter um jantar leve, evitando comer alimentos ricos em gordura ou com muitos hidratos de carbono, além de fritos e outros alimentos que não sejam saudáveis. Com isto conseguiremos ter um estilo de vida saudável.

5 receitas de comida saudável para jantar

Para ter um jantar nutritivo e leve, existem várias receitas fáceis de fazer para saborear o jantar em família.

1- Canapé de tofu e pimento:

É uma receita muito nutritiva que tem poucas calorias, além de ser fácil de fazer.

Ingredientes

Para começar, devemos pré-aquecer o forno a 170 graus. Lavamos o pimento e juntamos um pouco de azeite. Levamos o pimento ao forno e deixamos dentro até a pele começar a escurecer. Tiramos, descascamos e cortamos em tiras.

Por outro lado colocamos tiras de tofu numa grelha, deitamos um pouco de azeite e um pouco de pimenta moída. Deixamos até ficar dourado e envolvemos cada barra de tofu numa tira de pimento. Num almofariz temos de esmagar alho, salsa e sal. Juntamos manteiga e misturamos. Barramos a mistura em fatias de pão e levamos ao forno para gratinarem.

Para terminar, colocamos o tofu com pimento sobre a fatia de pão e está pronto. Bom proveito!

2- Sopa de cogumelos:

É um prato com baixo teor de gorduras e calorias.

Ingredientes

Para começar, devemos lavar os cogumelos e cortá-los aos bocados. Cortamos uma cebola em juliana e refogamos numa caçarola com azeite. Quando a cebola estiver tenra, juntamos os cogumelos e um dente de alho picado.

Refogamos tudo até os cogumelos estarem moles. Nessa altura juntamos caldo de legumes e deixamos cozer durante 15 minutos. Quando tiver passado este tempo, devemos triturar com uma varinha mágica até ficar bem fino. Juntamos um pouco de sal e servimos.

sopa cogumelos

3- Míscaros com alcachofras e presunto:

Ingredientes

Primeiro cortamos o alho em lâminas e douramos num pouco de azeite. Uma vez dourados, juntamos a cebola para a refogar. A seguir cortamos os míscaros aos bocados, cortamos as alcachofras em quartos e juntamos. Juntamos também sal e um pouco de pimenta moída, além de tomilho. Adicionamos vinho e cozemos em lume alto para perder o álcool. A seguir juntamos caldo de legumes e cozemos pela metade, juntamos o presunto e acabamos de cozer. Uma vez feito, já o podemos servir.

4- Peitos de frango grelhados com molho de legumes:

Ingredientes

Num tacho colocamos um pouco de azeite, alho cebola picados. Entretanto, cortamos a beringela e o pimento. Quando a cebola estiver meio feita, colocamos a beringela e deixamos ir cozinhando. A seguir juntamos o pimento e deixamos continuar a cozinhar.

Trituramos tudo com a varinha mágica. Para fazer os peitos de frango, primeiro fazemos bifes. Levamos a grelhar com um pouco de azeite e juntamos um pouco de sal e pimenta. Uma vez pronto, deitamos o molho e os bifes por cima para o servir.

 5- Salada de salmão, atum e legumes:

É uma receita simples cheia de sabor.

Ingredientes

Para começar descascamos o tomate e cortamos em cubos pequenos, temperamos com azeite e um pouco de sal. Descascamos um abacate, tiramos-lhe o caroço e cortamos também em cubos pequenos, temperamos com um pouco de sumo de limão e sal.

Picamos o salmão fumado em cubos e fazemos o mesmo com o atum em azeite. Fazemos o mesmo com os pickles e as anchovas em azeite. A seguir picamos a cebola folhas de alface, colocamos tudo numa tigela e misturamos. Já está pronto para servir.

salada salmao