Provavelmente quando ouve este nome pareça que estão a falar em chinês: é normal, dado que este ingrediente vem do continente asiático. Tem um sabor viciante e, além disso, é benéfico para a saúde.
A Bonduelle quer apresentar-lhe este ingrediente para o incluir nas suas receitas de cozinha. Deixe de se perguntar “o que é o edamame?” e continue a ler!
Origem do edamame: o que é?
O edamame são vagens de soja antes de amadurecerem. São fervidas em água com sal e servidas inteiras. Vêm da Ásia e são servidas como aperitivo em muitos dos restaurantes orientais.
A primeira vez que se ouviu falar neste alimento foi no ano de 1275, quando um monge escreveu sobre o edamame numa nota de agradecimento a um paroquiano. Desde então e até à actualidade, passou a fazer parte das nossas receitas.
Benefícios do edamame: quais são?
Agora que sabemos o que é o edamame, queremos mostrar-lhe os seus benefícios. Tal como muitos alimentos, é uma fonte de proteínas de origem vegetal que contém cálcio e ferro.
Do edamame podemos também dizer que o teor de gordura é baixo, pelo que é benéfico para reduzir o colesterol. Também tem propriedades antioxidantes e um alto teor de magnésio.
Por fim, um dos benefícios mais importantes que tem é a sua fibra alimentar. Todas estas proteínas proporcionam grande energia.
Em conclusão, é um alimento saboroso e saudável que podemos incluir em imensas receitas. Entre no mundo oriental com o edamame. Eis algumas ideias para experimentar:
Receitas de edamame: Oriente na cozinha.
O edamame costuma ser servido como aperitivo nos restaurantes asiáticos, mas também pode ser usado em mais do que uma receita.
Escolhemos três receitas diferentes e muito saborosas. Tome nota!
1- Salada de brócolos com edamame e abacate.
A nossa primeira proposta é uma receita de salada, pois um prato fresco e saudável sabe sempre bem. Além disso, esta receita é rápida e fácil de fazer.
O primeiro é cozer os brócolos. Enquanto os fazemos cortamos a alface, cortamos o abacate em cubos e juntamos umas tiras de pimentos vermelhos.
Quando os brócolos estiverem cozidos, escorremos e misturamos com os restantes ingredientes numa tigela. A seguir, escorremos bem a lata de Um toque de edamame da Bonduelle e temperamos ao nosso gosto.
Em menos tempo do que esperava, terá uma receita de salada de edamame que é ideal para comer fora de casa.
2- Noodles picantes com edamame.
Embora já tenhamos referido que o edamame é servido como entrada em muitos restaurantes orientais, neste caso iremos incluí-lo noutro prato também muito típico da Ásia. Os noodles.
Nesta ocasião escolhemos uma receita de caldo com um toque de picante, os noodles e o edamame.
O primeiro que iremos elaborar é o caldo, a base para a receita. Deitamos 2 litros de água numa panela de pressão e juntamos cebola, alho, um pouco de gengibre e sal. Deixamos ferver durante cerca de uma hora.
Quando estiver pronto, separamos o caldo e juntamos um toque de molho picante e um fio de óleo de sésamo.
O passo seguinte para elaborar esta receita de edamame é fazer os noodles. Cozemos a massa, que estará pronta em 10-15 minutos. Juntamos a massa com o caldo e adicionamos a lata de Um toque de edamame. Bom proveito!
De que precisamos? Precisamos apenas de algumas latas de Um toque de edamame, alho picado, água, sumo de limão, tahini, azeite, pimenta-de-caiena e sal.
Como o elaboramos? Esta receita é muito simples de fazer. Misturamos todos os ingredientes num robô de cozinha ou com a varinha mágica, trituramos bem e, quando tivermos a textura pretendida, a nossa receita estará pronta para servir :)