1. >Blogue
  2. >Dê uma segunda vida aos seus legumes

Existem muitas formas de combater o desperdício dos alimentos. Em concreto, a fruta ocupa a posição mais alta entre os alimentos mais descartados no mundo. Aqui tem algumas ideias para o evitar, sem deixar de desfrutar e manter uma dieta saudável e variada.

 

 

Os excedentes

Tem em casa uma grande quantidade de legumes, graças à sua pequena horta, ou aos produtores locais de fruta e legumes?
Não deite nada fora: partilhe-os ou ofereça-os!
As colheitas de curgete costumam ser muito abundantes e são um legume ideal para conservas: em picles, em frascos esterilizados ou ainda congelados em pequenos sacos (podem ser congelados crus ou já cozinhados). Quanto à fruta, fica ótima em doces, compotas, coulis, como fruta seca, ou até macerada em rum. Do ponto de vista mais prático, na internet já consegue encontrar páginas e endereços muito conhecidos onde pode comprar sobras de comida. Outra boa ideia para a sua carteira: no final de um dia de mercado, tanto nas vilas como nas cidades, não hesite em procurar os produtos que não foram vendidos, já que costumam ser vendidos mais baratos.

 

Os produtos menos atrativos

Os distribuidores sabem-no bem: os produtos de aspeto padrão são vendidos primeiro, mas os legumes e frutos menos atrativos têm dificuldade em encontrar um comprador. Na realidade, não é que sejam «feios», mas apresentam imperfeições ou não têm um calibre padrão. Encontram-se normalmente na agricultura biológica. No entanto, escolher frutos e legumes ligeiramente tortos, manchados ou mesmo um pouco murchos, é um gesto ecológico que ajuda a limitar o desperdício de alimentos. São fáceis de cozinhar, pois são ótimos em qualquer receita tradicional ou criativa: um legume, com folhas um pouco murchas, cozinhado com algumas ervilhas, algumas cenouras assadas no forno com mel e azeite, algumas batatas fritas quando começam a ficar velhas (e todos sabemos que as batatas fritas são um mimo para todos), um guisado com legumes de verão ou de inverno... Em poucas palavras, o menos atrativo pode ser muito bom.

As sobras

Outro ponto alto na vida dos frutos e legumes é o momento das sobras, depois do que foi cozinhado durante o dia. Com as sobras, podem ser preparadas ótimas refeições para os dias seguintes. Por exemplo, as saladas de arroz ou de massa ficam excelentes com legumes já cozinhados, acompanhadas de rodelas de cebola crua, legumes crus variados, ervas aromáticas picadas e um bom tempero com azeite. E temos boas notícias para os amantes do hummus: este creme de grão-de-bico, tão típico do Médio Oriente, fica delicioso com legumes já cozinhados (beterraba, cenoura, abóbora, ervilhas, espinafres...), simples ou com outros legumes. Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador, junte tempero ao seu gosto, sirva num prato decorativo, assim que fique com uma textura suave, e regue com um fio de azeite por cima. Pronto num instante! Também pode experimentar em rissóis, empadas, soufflés ou pratos gratinados com béchamel.

As cascas

Por último, temos as cascas, isto é, tudo o que sobra após a preparação dos frutos e legumes: cascas, sementes, caroços, fios, talos, vagens, folhas, etc. Também aqui as possibilidades são infinitas: chips de cascas de cenoura ou de batata, sopa com vagens de ervilhas ou de favas, folhas na sopa ou no forno, em rissóis ou em salada, cascas cristalizadas de citrinos ou secas e moídas, geleia de caroço de maçã (a melhor!), compotas ou picles de casca de melão ou de melancia… Os produtos biológicos são os melhores para este tipo de receitas, já que se evita a utilização excessiva de produtos para a proteção das culturas. E para ver ainda mais ideias contra o desperdício, siga o hashtag #desperdício no Twitter!