1. >Blogue
  2. >Fundamentos da cozinha a vapor

Fácil e rápida, a cozedura a vapor é ideal se queremos preservar o sabor dos legumes. Vamos contar-lhe os seus segredos e desvendar quais são os melhores utensílios para utilizar com este tipo de técnica.

É uma técnica saudável e fácil. Consiste apenas em cozinhar os alimentos com o vapor libertado por um líquido a ferver, o que só por si já oferece muitas vantagens. Mostramos-lhe em seguida como fazê-lo.

As vantagens de cozinhar a vapor

- Respeita as qualidades dos legumes: as vitaminas e minerais
conservam-se melhor em temperaturas inferiores a 100 °C. E quando são cozinhadas “al dente” mantêm as suas vitaminas e minerais intactos.
Além disso, esta técnica não utiliza gordura para cozinhar.

- Respeita o sabor dos alimentos: os legumes mantêm o seu sabor, mas nada o impede de adicionar ervas aromáticas ou especiarias à água da cozedura, para assim proporcionar-lhe um ligeiro aroma.

- Permite preparar legumes enlatados: através de um processo industrial específico denominado “a vapor”, os legumes são preparados numa pequena quantidade líquido, que é três vezes inferior à que se encontra presente nas latas tradicionais de feijão verde. Desta forma, poupa água e também reduz o peso das latas. Sendo mais leves, tornam-se mais fáceis de transportar.

Os melhores utensílios para cozinhar a vapor legumes

-  Cesto para cozer a vapor: poderá ser colocado numa panela como os cestos desmontáveis em forma de flor, que se ajustam à forma do recipiente. Também pode utilizar uma peneira de aço inoxidável, um pano e uma tampa.

- Cesta de bambu: é muito utilizada na cozinha asiática para preparar os bolinhos de camarão. Pode ser colocada num wok ou numa frigideira com um diâmetro mais pequeno. Para evitar que os alimentos fiquem pegados, pode optar por colocar debaixo papel de alumínio, espinafres ou couve. Vantagens? Leve e económica.

- Vaporeira elétrica: composta por várias bandejas de plástico ou
de aço inoxidável colocadas umas em cima das outras e acompanhado por um temporizador. Tenha cuidado, a comida que se encontra mais perto da água, cozerá mais depressa. Como tal, coloque sempre as batatas e as cenouras na parte de baixo. Também pode utilizar um robot de cozinha, que vem equipado com uma vaporeira.

- Panela de pressão: contém um cesto removível e a cozedura é feita a alta pressão. O tempo de cozedura é mais rápido, mas também alcança temperaturas mais altas, o que não permite conservar todas as vitaminas.

- Forno a vapor: é o favorito dos cozinheiros profissionais e também o mais caro. Alternativa? O micro-ondas. Coloque os legumes cortados num recipiente de vidro e acrescente um pouco de água no fundo. Cubra os legumes com papel próprio para micro-ondas perfurado.