1. >Blogue
  2. >Conselhos úteis: O que se esconde atrás das bebidas detox?

O que são bebidas detox? O que se esconde atrás das bebidas detox?

Na primavera, revistas e livros de receitas inundam-nos com os benefícios das bebidas detox, geralmente água aromatizada graças a ingredientes especiais, como chá verde com gengibre, especiarias, limão, ervas (hortelã ou verbena) ou legumes, dependendo da receita. Mas, serão realmente benéficos para a saúde, a pele ou o estado físico?

 

 

Mito ou realidade?

Aqui devemos ser claros: para que haja um benefício real, deve haver um problema subjacente. Quando o nosso corpo tem um alto nível de toxinas, ele avisa-nos. O fígado encarrega-se de fazer este trabalho, mas a ideia de uma cura detox caseira é a mesma que a de um bom banho quente: acima de tudo, faz-nos sentir bem e é relaxante, mas não tem efeito sobre as toxinas (se estiverem presentes). De qualquer forma, as bebidas detox favorecem um maior consumo de água. Só para lembrar: a quantidade recomendada de água é entre 1,5 e 2 litros por dia (dependendo da idade, peso e atividade física). A vantagem das águas aromatizadas e das bebidas detox é que não contêm açúcar. Na realidade, a única coisa que conseguem é tornar a hidratação mais agradável. Mas não precisa da desculpa de uma cura detox para variar os sabores!

Sumo de limão, chá verde e gengibre

As receitas de detox geralmente incorporam estes três ingredientes pelos seus benefícios. Com a sua acidez, o limão ou a lima têm supostas propriedades alcalinizantes no nosso corpo, além de um sabor cítrico e saciante. Use-os em sumos (sumo de limão espremido na hora, não artificial) e as suas raspas, se não forem tratadas. Outro remédio popular à base de plantas: o chá, e mais especificamente o chá verde, tem propriedades antioxidantes e um sabor suave que combina bem com muitos frutos e especiarias (além de ser pobre em teína). O gengibre, ao mesmo tempo revigorante e picante, pode ser ralado para aumentar a sua intensidade ou simplesmente adicionado às rodelas. É bem conhecido por prevenir náuseas e ajudar na digestão. Por último, dentro da categoria das ervas, as folhas de hortelã refrescam o hálito e qualquer bebida. Podem ser consumidas frescas ou secas, dependendo da época. A receita para preparar uma água detox é simples: combine estes elementos como quiser numa jarra ou garrafa de vidro. Adicione água e deixe-os em infusão no frigorífico por pelo menos seis horas. Combinações simples que funcionam bem tanto na cozinha, como nas bebidas caseiras.

Bebidas de fruta ou legumes e zero resíduos

Em muitas das chamadas "águas detox", a fruta e os legumes desempenham um papel importante. Permitem-nos ser criativos na sua utilização: restos de pepino ou cascas de erva-doce podem ser facilmente adicionados à água, desde que sejam orgânicos. Lave-os bem, antes de os consumir. Combine cenoura, pepino ou morangos ao seu gosto. Algumas folhas de verbena, hortelã ou até mesmo manjericão podem ajudar bastante. Morangos com manjericão, pepino com verbena... E se adicionar um pouco de sumo de limão, muito melhor. Outro facto interessante: estas bebidas fornecem uma quantidade benéfica de vitaminas, se as compararmos com sumos de fruta. De qualquer forma, embora não sejam realmente bebidas desintoxicantes, ajudam-nos a fazer com que a toma de água seja mais divertida.