1. >Blogue
  2. >Conselhos e truques – Preparar a horta para a primavera

A primavera está a chegar!

A primavera está a recuperar os seus direitos e os primeiros rebentos vão começar a sair em breve. É o momento ideal para preparar a horta, por isso, siga este guia!

Durante o inverno, a horta parece adormecida e a viver em câmara lenta. Comece a

mimá-la em março e, como agradecimento, ela dar-lhe-á legumes incríveis até ao outono.

1. LIMPEZA

Na primavera, as ervas daninhas começam a crescer e a horta enche-se de entulho, folhas, ramos e outros resíduos que vão aparecendo durante o inverno. É o momento ideal para fazer uma boa limpeza! Aproveite para fazer compostagem com estes resíduos porque vão ajudar o solo a recuperar a saúde, semana a semana. Se o protegeu com cartões ou palha, também os pode retirar. Graças a esta limpeza de primavera, a sua horta estará mais do que preparada para receber sementes e plantas. Outro conselho: dê uma vista de olhos às suas ferramentas, para limpar, arranjar e afiar as que forem preciso. Noutras palavras: prepare as suas ferramentas!

2. CUIDAR DA TERRA

A prática de cavar em profundidade tem tendência a desaparecer, mas continua a ser importante arejar o solo com uma forquilha larga ou uma pá de jardinagem ecológica. Tenha cuidado ao descomprimir a terra para não alterar o ecossistema do subsolo.

Também pode acrescentar complementos a esta terra que respira, como areia (se o solo for argiloso) ou mesmo fertilizantes naturais como a compostagem e/ou o esterco. Se plantou abonos verdes depois do verão (alfafa, ervilhaca, sanfeno, mostarda, facélia), agora é o momento de os cortar com um cortador de relva para depois enterrá-los superficialmente com a ajuda de uma forquilha larga. Espere cerca de um mês antes de plantar ou semear.

3. PLANIFICAÇÃO

Quer chegar ao fundo da questão? Pense bem na organização da sua horta e no que gostaria de cultivar este ano. Depois, nas rotações e lugares dos cultivos: alguns legumes primaveris são mais fugazes do que outros, que dão cor durante toda a época. Não se esqueça de que alguns legumes, como o tomate, crescem em altura, o que significa que dão sombra à planta vizinha. Isto pode não ser do agrado de todas as plantas, já que algumas preferem bronzear-se ao sol. Por último, pode fabricar as suas próprias sementes utilizando terra para sementeira e baldes. Coloque-os no interior ou exterior em função do clima da sua região e tenha cuidado com as geadas primaveris!