1. >Blogue
  2. >Como se organizar para não deitar nada para o lixo

Para combater o desperdício alimentar, a primeira opção é deitar menos alimentos para o lixo. Aqui apresentamos algumas ideias e pequenas (e grandes) dicas para cozinhar de forma sustentável e mais económica.

 

«Batch cooking», uma solução para poupar tempo e relaxar

Passar várias horas na cozinha, durante o fim-de-semana, a preparar as refeições da semana seguinte e deixá-las prontas para apenas aquecê-las ou colocá-las diretamente no prato. Isto é o «batch cooking». Trata-se de uma opção prática, económica e que traz menos desperdícios, mas cuidado! Não se trata de cozinhar uma panela enorme de sopa, e comer as sobras durante os cinco dias seguintes. Primeiro, começamos por planear os menus, preparamos uma lista de compras, e depois colocamos mãos à obra: lavamos os legumes de folha verde, cozinhamos os legumes e os cereais, fervemos os ovos, cozinhamos as batatas a vapor, fazemos um puré, conservamos os legumes crocantes em vinagre, trituramos os frutos secos... Em seguida, guardamos tudo em recipientes herméticos para otimizar a sua vida útil, e conservamos no frigorífico ou no congelador. Na internet encontra uma infinidade de receitas (e tutoriais de vídeo) para se inspirar. E também livros especializados para variar as receitas, economizando tempo e reduzindo a sua carga mental.

Reciclar os restos

A pele, as folhas, o coração, os talos, a crosta, os ossos, a cabeça do peixe... Os restos não se limitam às cascas: dos alimentos que preparamos, também podemos aproveitar todas as partes que não comemos. A sabedoria popular oferece muitas receitas para evitar desperdícios, isto é, uma estratégia de «zero desperdícios». As cascas dos legumes podem tornar-se no ingrediente de muitas receitas: sopa de folhas de rabanete, creme de vagens de ervilha ou tartelete de folhas de cenoura. Não se esqueça das cascas de melão e de melancia, que ficam deliciosas em compota ou em conserva, dos ossos de frango para fazer um maravilhoso caldo, adicionando água e ervas aromáticas, das bananas maduras ou da casca de banana para fazer um bolo no forno, até o pão duro, para fazer pão ralado, tostas, bruschettas, rabanadas...

Técnicas de conservação

Outro método para evitar o desperdício alimentar é a conservação dos alimentos. Muitos alimentos conservam-se sem necessidade de seguir um método concreto. Por exemplo, a carne e o peixe podem ser congelados em recipientes ou bolsas herméticas, bem como muitos frutos e legumes. No entanto, o congelador não é bom para alguns legumes, e outros requerem ser pré-cozinhados ou preparados previamente. O mesmo acontece com alguns frutos. Pode encontrar muitos tutoriais online. Existem muitos alimentos que nem sempre pensamos que podem ser congelados, como os lácteos (leite, manteiga, queijos duros, natas batidas) ou claras de ovo (bem-vindos merengue e macarons!). Mas não se esqueça de esterilizar os recipientes ou da fermentação, que, aliás, está muito na moda e sobre a qual pode encontrar muita informação.