1. >Blogue
  2. >Como manter o frigorifico e os armários bem arrumados

Como manter o frigorifico e os armários bem arrumados

“Arrumar frigorífico”, “organizar frigorífico”, “armazenar alimentos”…. São perguntas que se podem encontrar facilmente nos motores de busca, o que prova que podem ser uma verdadeira dor de cabeça! A verdade é que saber guardar os alimentos, seja no frigorífico, no congelador ou nos armários, também é uma forma de poupar dinheiro e diminuir o desperdício alimentar. Estes são os nossos conselhos, truques e boas práticas para um armazenamento otimizado.

Frigorífico

A arrumação é importante, mas deve sempre respeitar a cadeia do frio para evitar surpresas e bactérias indesejadas. Tenha em conta que, dependendo do tipo de frigorífico, as zonas de frio estão distribuídas de forma diferente, ou seja: a zona mais fria ou está em cima ou está em baixo (pode descobrir qual é lendo o manual de utilização ou colocando um termómetro). A zona mais fria (de 0 a 4 graus centígrados) é excelente para carne, peixe, frios, queijo fresco, sobremesas à base de leite, saladas embaladas, etc. Na zona que tem uma temperatura entre 4 e 6 graus centígrados pode guardar refeições caseiras, carne e peixe cozinhados ou iogurtes. As frutas e os vegetais frescos, bem como os queijos curados, podem ser guardadas nas caixas da parte de baixo do frigorífico. A porta é ótima para ovos, manteiga, leite, molhos, sumos de fruta e outras bebidas. Lembre-se de retirar o plástico extra e as embalagens de cartão.

Congelador

Também se pode otimizar o armazenamento de alimentos no congelador. No que diz respeito ao frigorífico, as temperaturas são o mais importante e o termómetro deverá indicar 18 graus centígrados. Se quiser guardar produtos congelados, basta seguir as instruções da embalagem, respeitando sempre a cadeia de frio. Se pretende congelar carne ou peixe, fruta e vegetais frescos ou mesmo sobras, coloque-os dentro de recipientes adequados como sacos de congelação ou recipientes com tampa. Como bónus, saiba que existem pequenos aparelhos para selar os alimentos a vácuo, o que permite manter o sabor e poupar algum espaço. E não se esqueça de fazer regularmente um inventário do conteúdo do congelador e uma limpeza profunda (especialmente do frigorífico) com água com sabão, ou mesmo lixívia.

Armários

Arrumar os alimentos também significa arrumar os armários. E, nesse caso, o melhor que podemos fazer é investir em caixas e bandejas cuidadosamente alinhadas nas prateleiras e gavetas. Primeiro, separe tudo o que tem (sim, é preciso arranjar algum espaço!) e depois organize os alimentos em caixas ou bandejas diferentes, de preferência transparentes para que possa ver as quantidades.
Os frascos de vidros são bonitos e sustentáveis, ideais para guardar farinha, legumes, nozes, cereais, massas, arroz, especiarias. Etc.  Agora já sabe o quem de fazer para ter uma cozinha perfeitamente arrumada!