1. >Blogue
  2. >Biológicos e sem resíduos de pesticidas

Vivas aos legumes biológicos e sem resíduos de pesticidas!

Para nos alimentarmos de forma saudável todos os dias, é necessário comermos frutos e legumes. São deliciosos e ideais para uma dieta equilibrada, mas também devem ser bons para o meio ambiente: a chave está no cultivo sustentável!

Por isso, há muitos anos que na Bonduelle estamos comprometidos com a implementação de métodos de produção tendo em conta o respeito pelo meio ambiente, tais como a agricultura biológica, bem como técnicas de cultivo sustentáveis e simplificadas que respeitem o solo. «Atualmente, 27% das nossas referências são certificadas como biológicas e sem resíduos de pesticidas», explica Martine C., Brand Manager da Bonduelle Portugal.
«Embora o primeiro produto lançado nesse sentido tenha sido o milho BIO, pouco tempo depois seguiram-lhe a ervilha e o feijão-verde».

Conforme mencionado por Martine C., «todos os anos, várias dezenas dos nossos parceiros agricultores são beneficiados com o nosso aconselhamento técnico e recebem um apoio real na sua conversão para cultivos mais sustentáveis. Para nós, trata-se de um compromisso a longo prazo».

Em 2019, a Bonduelle lançou o Milho Sem Resíduos de Pesticidas. Esta garantia significa que, após uma análise independente ao milho enlatado, não foram encontrados pesticidas ativos, cujo limite quantificável é de 0,01 mg/kg.

Para obter este resultado, a Bonduelle trabalha junto dos seus parceiros agricultores na adaptação dos tipos de legumes e métodos de cultivo: a seleção do terreno, a preparação do solo, as técnicas de sementeira... Tudo desempenha um papel para garantir a qualidade e a rastreabilidade. «Esta comprovação científica e controlada da ausência de resíduos de pesticidas é uma autêntica garantia para os consumidores de que não altera o sabor do produto e apoia uma abordagem da agricultura que respeita o meio ambiente», refere Martine C.

Por sua vez, os produtos da agricultura biológica cumprem outros requisitos legais que requerem a implementação de numerosas medidas que garantam a qualidade da produção: barreiras naturais, rotação de culturas, controlo mecânico das ervas daninhas, coberturas vegetais, etc. Abre-se uma ampla variedade de soluções agrícolas para assegurar o respeito pelas práticas da agricultura biológica e dos eco-sistemas.

São compromissos a longo prazo com os quais todos beneficiaremos e com os quais queremos garantir o bem-estar das pessoas e do planeta.