1. >Blogue
  2. >Beringelas recheadas: Ideias para fazer esta receita no forno

Está sem ideias na cozinha? Se é daqueles que acabam sempre por repetir os mesmos menus, na Bonduelle queremos mostrar-lhe que com um único alimento pode preparar diferentes receitas.

Para esta ocasião escolhemos a beringela, uma hortaliça ideal para os nossos pratos, saudável e saborosa. Esta hortaliça já era cultivada há quase 4000 anos e hoje em dia a China é o país que mais beringelas produz no mundo.

beringela é um legume composto em quase 93% por água. É uma hortaliça muito leve que proporciona hidratos de carbono, fibra e minerais como o potássio ou o ácido fólico. Entre os seus benefícios destacamos que é digestiva e ajuda a manter o colesterol baixo.

Podemos usar este vegetal em muitas receitas de cozinha, podemos fazer beringelas grelhadas, panadas, no forno e uma das receitas preferidas de muitos, as beringelas recheadas.

As beringelas recheadas podem ser cozinhadas de muitas maneiras e podemos escolher os ingredientes de que mais gostarem. Eis algumas ideias para cozinhar esta receita:

Beringelas recheadas no forno

beringelas recheadas no forno

Uma das maneiras de cozinhar este alimento é fazê-lo no forno.

Ingredientes

- Beringelas

- Sal

- Azeite

- Pimento vermelho

- Pimento verde

- Cebola

- Queijo

Como preparar

Para elaborar qualquer uma das receitas de beringelas recheadas, primeiro temos de cortar as beringelas pela metade, ao comprido, e depois mergulhá-las em água com sal. Deixamos durante cerca de meia hora para perderem o sabor amargo que as caracteriza.

Quando passar o tempo necessário, escorremos bem e secamos com papel de cozinha.

Se fizermos as beringelas no forno, devemos levá-las, a cerca de 180 graus, a um tabuleiro com um pouco de azeite por cima para cozinhar a carne da beringela. Tiramos cerca de 20 minutos depois. Com cuidado para não nos queimarmos, esvaziamos a beringela e guardamos o recheio num recipiente.

Podemos rechear a beringela com os ingredientes que preferirmos. Nós escolhemos mais alguns legumes para esta receita. Temos pimento vermelho, pimento verde e cebola. Cortamos tudo em bocados pequenos e refogamos numa frigideira com azeite. Separamos com o recheio da beringela e misturamos tudo numa tigela com um pouco de sal e pimenta.

Recheamos as beringelas que estão no tabuleiro do forno e deitamos um pouco de queijo ralado para gratinar. Levamos ao forno durante alguns minutos para o queijo fundir, e está pronto! Já temos as beringelas recheadas no forno prontas para saborear.

Beringelas recheadas de carne

Beringelas recheadas de carne

Como preparar

Vimos como elaborar beringelas recheadas no forno e fizemo-las com legumes. Nesta ocasião vamos recheá-las de carne. Escolhemos carne de vitela para preparar o recheio.

Começamos por cortar e lavar a beringela como na receita anterior. Uma vez seca, esvaziamo-la – usar uma colher é a maneira mais simples de o fazer. Picamos uma cebola e um pimento verde em bocadinhos pequenos e refogamos com um pouco de azeite junto com a polpa da beringela.

Adicionamos à frigideira o bife de vitela cortado em tiras finas e cozinhamos tudo. Salpimentamos. Quando os ingredientes estiverem preparados, recheamos as beringelas e levamos ao forno a cerca de 180 graus durante cerca de 15 minutos para a parte de fora ficar cozinhada.

Se quisermos, podemos adicionar um pouco de queijo para gratinar. Em alguns minutos a nossa receita de beringela recheada de carne já estará pronta.

Beringelas recheadas de carne picada

Ingredientes

- Beringelas

- Cebola

- Alho

- Azeite virgem extra

- Queijo

Como preparar

Uma das receitas mais comuns de beringela recheada são as beringelas recheadas de carne picada. Podemos adicionar um pouco de cebola picada e alho para dar mais sabor.

Como nas anteriores receitas, cortamos e lavamos a beringela. Depois do tempo estimado, secamo-la. Levamos ao lume uma frigideira com um azeite virgem extra e juntamos a carne picada. Quando estiver quase cozinhada, adicionamos a cebola e o alho picado. Juntamos também o recheio da beringela. Salpimentamos.

Se desejarmos, podemos adicionar à mistura um pouco de molho de tomate. Quando estiver tudo cozinhado, recheamos as beringelas. Deitamos um pouco de queijo ralado por cima e levamos ao forno a cerca de 180 graus durante 15-20 minutos.

Já podemos saborear as beringelas recheadas de carne picada!

Beringelas recheadas de frango

Beringelas recheadas de frango

Esta receita é mais uma versão das beringelas recheadas. Nesta ocasião vamos recheá-las de frango.

Como preparar

É muito fácil, só temos de adicionar bifes de frango cortados em tiras quando estivermos a preparar o recheio. Numa frigideira com azeite virgem extra, adicionamos a cebola picada, pimento verde e pimento vermelho cortado aos bocados, a carne da beringela e as tiras de peito de frango.

Quando o refogado estiver pronto, recheamos as beringelas e levamos cerca de 15 minutos ao forno a 180 graus com um pouco de queijo para gratinar.

As beringelas recheadas de frango são outra variedade desta receita.

Beringelas recheadas de gambas

Também podemos rechear as beringelas de marisco. O ingrediente que melhor combina com esta receita são as gambas.

Como preparar

Só temos de seguir os passos explicados em receitas anteriores e quando estivermos a refogar a cebola, saltear algumas gambas com um pouco de alho junto com a carne da beringela.

Quando estiver tudo pronto, recheamos a beringela e levamos ao forno com um pouco de queijo. A 180 graus e, 15 minutos depois, as beringelas recheadas de gambas estarão prontas.

Beringelas recheadas atum Bimby

Também podemos cozinhar as beringelas recheadas na Bimby. É uma das maneiras mais simples de cozinhar.

Como preparar

Para fazer esta receita começamos por cortar e lavar a beringela. Levamos ao lume com água e sal durante 20 minutos (como nas anteriores receitas). Secamos a beringela e esvaziamos com uma colher.

Juntamos o alho e colocamos 2 minutos no copo do aparelho com azeite. Depois adicionamos a cebola picada e deixamos cerca de 5 minutos. O passo seguinte é adicionar a polpa da beringela. Deixamos 2 minutos e adicionamos molho de tomate triturado. Salpimentamos e juntamos o atum. Cozinhamos tudo no programa adequado durante 12 minutos.

Recomendamos que leia as instruções do aparelho, pois cada robô de cozinha pode ter diferentes programas.

Quando tivermos o recheio, deitamos nas beringelas com um pouco de queijo por cima para gratinar e levamos ao forno a 180 graus durante uns 10 minutos.

Beringelas vegan recheadas de verduras

Beringelas vegan recheadas de verduras

As beringelas recheadas também são aptas para vegans. O segredo é recheá-las com legumes e não adicionar queijo.

Como preparar

Seguimos os mesmos passos que nas receitas anteriores. Só temos de escolher os ingredientes. Além da polpa da beringela, podemos adicionar cebola, pimento vermelho, pimento verde, cenourapara lhes dar sabor um pouco de pimenta e noz-moscada.

Um toque de forno e as beringelas recheadas vegan já estão prontas. Bom proveito!