1. >Blogue
  2. >A cultura da ervilha Bonduelle em Portugal

Descubra de onde vêm e como são cultivadas as nossas ervilhas

Na Bonduelle, um dos nossos compromissos é promover a produção local, cultivando os nossos legumes nos solos mais apropriados, em pleno campo e realizando a colheita no seu melhor momento de maturação. De seguida, realizamos o processo de congelação e embalamento, o mais perto possível do local da respetiva colheita, para preservar o seu sabor, textura e todas as suas vitaminas e minerais.
 

Uma das nossas fábricas está situada em Santarém (Portugal), na zona do Vale do Tejo. Desde a sua criação, há mais de 30 anos, criámos vínculos firmes, frutíferos e duradouros com a região de Santarém: com os nossos colaboradores, com a comunidade e, especialmente, com centenas de agricultores com os quais trabalhamos em estreita colaboração.

Na nossa fábrica de Santarém cultivamos mais de 30 variedades de legumes, sempre dentro da sua época, que são colhidos no seu melhor momento de maturação e vendidos ultracongelados.
 

Fazemos-lhe um convite para descobrir o processo de cultivo e de embalamento das ervilhas, desde a sementeira até a colheita.
 

Após a sementeira, a germinação ocorre 12 dias depois. Estes pequenos rebentos têm raízes grandes, embora não se consigam ver, os dias de sol são a melhor ajuda para crescerem.

Enquanto as ervilhas crescem, os agricultores encarregam-se de as proteger dos insetos. Com o objetivo de promover o nosso compromisso de reduzir a utilização de pesticidas, desenvolvemos soluções naturais e inovadoras para preservar os nossos legumes.

Cerca de dois meses depois de serem semeadas, as ervilhas começam a florescer com algumas lindas flores brancas, que nos avisam que as ervilhas estão prestes a nascer. Após alguns dias, as flores desaparecem pouco a pouco para dar lugar às vagens das ervilhas.

Durante os dias seguintes, as vagens começam a encher, porque as ervilhas escondidas no seu interior estão a crescer pouco a pouco. É neste momento que os nossos técnicos verificam o estado das vagens, para determinar quando será feita a colheita.

Chegados a este ponto, chegou a hora da colheita! Durante várias semanas, trabalhamos durante 24 horas para fazer a colheita das ervilhas no seu melhor momento de maturação pelas diferentes parcelas. Uma vez feita a colheita, as ervilhas são transportadas por camião até à fábrica, onde passam pelo nosso controlo da qualidade.

Sabe quanto tempo passa desde a colheita até ao processo de congelação da ervilha? Apenas 5 horas! Isto permite-nos oferecer o melhor produto de cada colheita.

Agora que conhece o processo de cultivo das nossas ervilhas, fazemos-lhe o convite para provar as nossas ervilhas. E não se esqueça de partilhar os seus comentários nas redes sociais sobre as suas receitas favoritas com ervilhas, estamos à espera de as conhecer.

 

Entretanto, pode sempre inspirar-se com as nossas receitas fáceis e saudáveis com ervilhas.