1. >Blogue
  2. >A arte de congelar

A arte de congelar... e ultracongelar!

Congelação e ultracongelação são dois processos de conservação através do frio, mas sabia que congelar e ultracongelar não são a mesma coisa?

Técnicas de conservação

A congelação e a ultracongelação têm o mesmo objectivo: evitar a deterioração natural dos alimentos através do frio. Ao contrário de outros métodos de conservação (esterilização, secagem, salga, cristalização...), os produtos não são - ou raramente - modificados. A diferença?

A congelação é uma prática doméstica, enquanto a ultracongelação é um processo industrial.
Inventado há pouco mais de um mês, este último tornou a conservação por congelação disponível a todos e melhorou-a. Ainda hoje, a facilidade deste processo não impede a inovação. Por exemplo, na Bonduelle, com a utilização de tecnologia de ponta, os legumes congelados rivalizam cada vez mais com os frescos, tanto em aparência como em sabor.

Congelação, a rainha do sem-desperdício-de-comida

A congelação visa congelar progressivamente os alimentos em casa com temperaturas entre -18°C e -25° C. O processo requer várias horas. Transforma a água dos legumes em gelo, o que permite que sejam guardados vários meses. Alguns truques simples permitem optimizar a operação, incluindo o uso de sacos de congelação, ou caixas, para evitar a secagem e a oxidação. Frutos e legumes também devem ser escaldados em água a ferver antes de serem congelados.

Por que gostamos: é uma óptima técnica contra o desperdício, tanto em termos de economia como em redução de desperdício. Evita deitar fora sobras de guisados, excedentes de legumes da horta, as partes verdes do alho-francês - que são óptimos para dar um sabor defumado às sopas...

Ultracongelação: anti-desperdício e muito mais!

A ultracongelação é uma versão melhorada da congelação: ao baixar a temperatura dos ingredientes muito rapidamente (alguns minutos, ao contrário da congelação, que requer várias horas), «agarra» os legumes, mas evita grandes cristais de gelo. Para optimizar a qualidade, a ultracongelação deve ocorrer o mais cedo possível após a colheita, no caso dos legumes Bonduelle, como ervilhas, brócolos ou espinafres. Tal como em casa, são cuidadosamente lavados em água fria antes de serem branqueados em água a ferver.

Por que gostamos: práticos, saborosos e disponíveis o ano todo, os legumes congelados também permitem limitar o desperdício alimentar graças ao condicionamento em porções, para que possamos usar apenas o que precisamos. Além disso, na Bonduelle, os legumes vêm principalmente de campos localizados perto de fábricas. São colhidos e congelados no mesmo dia para manterem o máximo de vitaminas e nutrientes.

Se pende entre congelação e ultracongelação para complementar os seus legumes frescos e enlatados, cozinhar diariamente é mais simples e mais responsável!