1. >Blogue
  2. >8 truques para cultivar tomates com sucesso

O rei da mesa de verão é uma presença notória em qualquer horta! Aqui estão as nossas dicas para uma abundante colheita de tomates saborosos.

1. Aposte na variedade.

Sabores, formas, tamanhos, cores, produtividade: dos tomates-cereja às variedades mais clássicas (tomate-rama, tomate-coração-de-boi, tomate-negro-da-crimeia, tomate-ananás, tomate-tigre...), é fácil variar e agradar a todos os gostos!

2. Não plante demasiado cedo.

A época das sementeiras começa no final do inverno, cerca de dois meses antes da plantação. Deverão ser colocadas num sítio abrigado, ou em estufa, com temperaturas de, pelo menos, 20 graus para assegurar a germinação. Também é possível comprar plantas já preparadas para plantar. Em ambos os casos, espere pelo final das últimas geadas para transplantar as plantas para a horta. Não se esqueça que o tempo em Maio ainda pode surpreender! 


3. Escolha o sítio adequado.

Os tomates adoram os solos ricos em nutrientes, bem drenados e, claro, o sol! Durante a transplantação, deixe um espaço de cerca de 50 cm entre as plantas, para evitar a transmissão de doenças.


4. Tutores.

Não é necessário colocar tutores em todas as variedades de tomates, mas são uma grande ajuda para evitar que a planta caia devido ao peso dos seus frutos. Também protegem os frutos de algumas doenças e facilitam a colheita.
 

5. Cubra o solo.

Uma boa cobertura vegetal entre as filas de tomates impede a proliferação de ervas daninhas, mantém o solo fresco, evita que os frutos toquem o solo e permite a rega completa dos espaços sem salpicar as plantas.


6. Regue com moderação.

Os tomates devem ser regados com frequência, mas de uma forma moderada para evitar diluir os aromas ou propagar doenças. Regue apenas os pés da planta. As folhas não devem ser regadas, para prevenir o míldio.


7. Ouça o que os amantes do tomate têm para dizer.

Tradicionalmente, quando os tomates estão a crescer, retiram-se os rebentos que se desenvolvem debaixo das folhas, impedindo a seiva de desenvolver novos frutos. No entanto, alguns agricultores amadores preferem não “magoar” a planta, que assim produz tomates mais pequenos, mas mais resistentes a doenças.


8. Associar.

Para proteger os tomateiros, o melhor é associá-los a outros vegetais. A calêndula, por exemplo, protege de doenças e parasitas. O manjericão também é uma excelente opção (não só em saladas ou pizas) porque o seu odor repele algumas pragas. A união faz a força, também na horta!