1. >Blogue
  2. >Tudo no churrasco

Já é verão! A estação em que (finalmente) temos tempo para nós próprios. Para receber amigos em casa e cozinhar para eles... Se for ao ar livre, ainda melhor! Para tal não há nada melhor do que fazer um churrasco. Enquanto preparamos a carne, as espetadas e o peixe, podemos confraternizar com os nossos convidados! E, já que o churrasco está aceso, podemos aproveitar para preparar também os acompanhamentos: os vegetais no churrasco são uma delícia! Inteiros, em fatias ou no espeto, são alimentos cujo sabor se torna ainda mais delicioso no churrasco. Não perca as nossas receitas rápidas e fáceis sobre as maneiras mais originais de cozinhar vegetais no churrasco!

 

Legumes inteiros

A cozedura na brasa é sempre mais lenta: as batatas demoram cerca de 1 hora, os pimentos e as beringelas cerca de 30 a 45 minutos. O lado bom é que se torna também mais refinada e os legumes de temporada não perdem nada de sabor. Os legumes de Verão, como a beringela, o pimento, o tomate ou até a batata são perfeitos para o churrasco. Devem ser bem lavados e revestidos com papel de alumínio. Depois, colocados diretamente em cima das brasas. Não há forma mais simples de preparar os vegetais, é ou não é? Para as batatas, o que acha de um molho cremoso de cebolinho? Misture natas azedas com cebolinho, ou uma cebola nova, picados bem fina, um pouco de mostarda, sal e pimenta. As abobrinhas e os pimentos ganham um sabor maravilhoso com um fio de azeite e um pouco de sumo de limão. Os legumes grelhados não precisam de mais para serem deliciosos! Outra vantagem deste tipo de cozinhado é que ao preparar os legumes previamente vestidos com papel alumínio num prato, não há realmente mais nada a fazer do que colocá-los na brasa!  Não é preciso vigilar constantemente! Se estiver com falta de ideias, estes são os vegetais que pode cozinhar no churrasco.

... ou cortados

Os vegetais também se podem cozinhar no churrasco. Lave e seque bem as beringelas e/ou os pimentos e depois corte em fatias. Com uma escova, cubra-os com azeite para evitar que se peguem ao churrasco. Quanto mais fina for a fatia, mais rapidamente cozinhará. Pode saborear os legumes sozinhos, como acompanhamento de carne ou peixe, ou também numa salada com algumas folhas de rúcula fresca.

 

Quando os legumes acabarem de grelhar, pode mergulhá-los numa marinada simples composta por: azeite, óleo de nozes (ou qualquer outro à escolha), sal e pimenta, alho esmagado, ervas aromáticas picadas, um pouco de sumo de limão ou sal e mais nada! E assim os pimentos vermelhos ou verdes, as abobrinhas, as cebolas ou as berinjelas grelhadas vão ficar literalmente de molho nesses sabores. Outra ideia é fazer espetadas, uma das formas mais surpreendentes de cozinhar vegetais no churrasco. Primeiro, mergulhe os espetos de madeira em água durante 10 minutos, antes de adicionar os legumes (os que quiser, abobrinhas, pimentos...). Antes de os grelhar, cubra-os com uma marinada de azeite, ervas aromáticas da Provença e limão.  Depois de comer, cubra os espetos cozidos com um pano limpo e coloque-os em cima de um prato. Desta forma, mantêm-se quentes e afasta os insetos. Esta espetada grelhada de cogumelos marinados em molho de soja estilo yakitori é uma delícia e vai trazer os novos sabores do Japão ao seu almoço de domingo. Tenha atenção ao cozinhado, já que a caramelização pode ser bastante rápida!

E se quiser mais ideias, pode encontrá-las facilmente por aí. Porque as receitas de legumes no churrasco nunca são suficientes!