1. >Blogue
  2. >3 ideias pré-concebidas sobre o milho enlatado

Doce na perfeição, estaladiço e saudável, o milho doce enlatado é um cereal atípico que é consumido como um vegetal. Analisemos 3 estereótipos sobre o milho enlatado.

O milho enlatado é demasiado doce

FALSO!

As crianças adoram o sabor do milho enlatado porque é doce, mas não são as únicas! Este cereal tão atípico que consumimos como se fosse um vegetal é, de facto, rico em hidratos de carbono, mas o seu índice glicémico é bastante baixo. Possui um bom teor de hidratos de carbono (seis vezes superior ao seu teor em proteínas) que lhe atribui a reputação de ser um alimento nutritivo. É por este motivo que os índios nativos da América do Norte e do Sul consideram o milho um alimento sagrado. Também é uma fonte de fibra e de vitamina B9 e contém um antioxidante chamado zeaxantina, cujo nome é derivado da denominação botânica do milho: zea mays.

Hoje em dia, o milho também é consumido do outro lado do Atlântico, fervido ou grelhado. Em França, Itália ou mesmo em Espanha, o milho doce enlatado é apreciado principalmente nas saladas mistas.

O milho enlatado é rico em gordura

FALSO!

O milho enlatado contém menos de 2g de gordura por cada 100g. Além disso, o seu teor de calorias é relativamente baixo, com apenas 106 kcal por 100g de milho enlatado. Para além de ser uma fonte de fibra e antioxidantes, também o é de potássio, magnésio, manganésio e vitaminas (incluindo a vitamina B9), pelo que é perfeito para uma dieta equilibrada. Os consumidores que são intolerantes ou alérgicos ao glúten também ficarão contentes de saber que o milho não contém esta proteína.

Contém aditivos

FALSO!

O milho enlatado é composto apenas por grãos de milho doce (com a garantia de estarem isentos de componentes OGM), água e sal. O açúcar está presente no milho de forma natural, mas recomendamos consultar a etiqueta presente na lata para confirmar que a mesma não contém adição de açúcar. Os grãos de milho são cultivados para a Bonduelle a partir de variedades específicas, principalmente no sudoeste de França, onde as condições climáticas são mais favoráveis. São processados no mesmo dia, 6 horas após a colheita, para preservar a delicadeza do seu sabor. Finalmente, a vantagem do milho doce enlatado é, sem dúvida, a sua disponibilidade para ser saboreado durante todo o ano. Para variar os prazeres do paladar, pode também optar pelas espigas de milho frescas, muito apreciadas durante o verão.