1. >Blogue
  2. >Como preparar o solo da horta para o inverno

Se temos frio... o solo da horta também! Descubra três técnicas fáceis e naturais para proteger o solo da horta do frio do inverno e poder desfrutar desta época de descanso.

A partir de agora, já não vamos abandonar a horta durante a época do frio! Abatimentos, erosão, geadas, terra que é arrastrada e que forma uma crosta compacta à superfície... As parcelas vazias também devem ser protegidas. O resultado são os benefícios que recebe todo o ecossistema do solo: as larvas, os pequenos insetos e outros microrganismos podem permanecer conservados nos seus casulos para melhorar o solo na primavera.

 

1. Mulching de palha

Na natureza, os solos não costumam estar expostos, exceto em terrenos desérticos. O mulching consiste em reproduzir a proteção da natureza, ao cobrir o solo com uma cobertura natural quando chega o outono.

É tradicionalmente composta de palha, daí o nome. Hoje em dia, utilizam-se vários tipos de matérias vegetais “respiráveis” que se vão degradando lentamente, proporcionando ao solo matéria orgânica, como folhas mortas, em espessas camadas. Antes da chegada do frio, não custa nada espalhar um pouco de composto nas parcelas que se encontram saturadas pelos cultivos do verão.

2. Cartão canelado

Não tem palha nem folhas à mão? Recicle o cartão! Deve ser castanho, sem impressões e livre de qualquer tipo de material que não seja biodegradável, como fita adesiva ou agrafos.

Comece por molhá-lo, para o suavizar. Depois, espalhe-o pelo chão e coloque tijolos ou pedras em cima, para fazer peso. Para obter um resultado mais agradável à vista e um tratamento mais eficiente, coloque em cima uma camada espessa de plantas. As larvas adoram!

 

3. Fertilizante verde

E, finalmente, o cultivo de fertilizantes verdes - especialmente leguminosas - já vem a caminho. No final do verão ou no início do outono, semeie plantas de crescimento rápido para melhorar a estrutura do solo e a sua fertilidade. Elas podem ser sanfeno, ervilhaca, tremoço, mostarda, facélia, aveia, alfafa, etc. Quando crescem, as suas raízes tornam o solo menos compacto e extraem elementos nutritivos das camadas mais profundidas. Antes da formação dos primeiros grãos, as plantas são cortadas e deixam-se no chão, onde se transformam num composto eficaz. Comece já a pensar nas plantas que vai escolher e associar em função da natureza do solo e nos vegetais que poderá plantar na horta.