1. >Blogue
  2. >5 técnicas naturais para eliminar as ervas daninhas

As ervas daninhas adoram o bom tempo! Aqui ficam cinco sugestões de pequena e grande escala para acabar com as ervas daninhas sem utilizar produtos químicos.

 

1. Eliminar ervas pacientemente e manualmente

A solução mais simples! As ervas daninhas são arrancadas à mão ou com utensílios específicos para o fazer, como a foice ou a enxada. A terra húmida - pela água da chuva, por exemplo - torna a extração mais fácil e permite a remoção de todas as raízes.

 

 

 

2. Remova-os com vinagre branco

Outra técnica barata e fácil é pulverizar vinagre branco nas ervas daninhas indesejáveis, de preferência num dia de sol. Tenha cuidado com a quantidade de vinagre utilizada. Apesar da pulverização não ensopar o solo, se for feita com muita frequência pode afetar o equilíbrio da vida subterrânea.

 

 

3. Usar água de cozimento de carboidratos

Em alguns casos, a água salgada utilizada para cozer batatas, massa ou arroz, pode ser vertida ainda a ferver sobre as ervas daninhas, para ajudar a manter a horta saudável. É um truque a ter em mente especialmente para os espaços entre as telhas ou para os caminhos de pedra britada.

 

4. Remoção mecânica de ervas daninhas

Útil para superfícies grandes, como é o caso dos cultivos agrícolas.
A erradicação mecânica é ideal. Podem ser utilizadas várias ferramentas de jardinagem (como a ceifeira, a enxada rotativa ou a grade de corrente, etc.), já que permitem reduzir o impacto ambiental e evitar a poluição da água. A Bonduelle incentiva os seus parceiros a adotar técnicas agroecológicas alternativas para cuidar do solo e dos recursos que compreendem, atualmente, cerca de 44 % das superfícies cultivadas.

 

5. Matar ervas daninhas com solarização

Os profissionais ou amantes da jardinagem podem servir-se unicamente do calor do sol, utilizando uma lona preta ou uma manta de palha para tapar as ervas daninhas. As plantas aquecidas pelo sol acabam por se decompor. Além disso, as temperaturas elevadas também destroem alguns agentes patogénicos. Esta técnica é utilizada normalmente antes do cultivo de plantas.