1. >Blogue
  2. >5 ideas para Crianças nas Hortas em Casa

A jardinagem é uma experiência divertida, sensorial e saudável, que permite que as crianças aprendam enquanto se divertem! 5 ideias para pôr em prática, com ou sem uma horta em casa

Escolhe plantas aromáticas!

Crescem tão facilmente na esquina de uma varanda como num jardim: salsa, menta, tomilho, alecrim, cebolinho, manjericão, sálvia e outras plantas comestíveis. São perfeitas para despertar suavemente os sentidos: as crianças podem regá-las, tocá-las, cheirá-las e até saboreá-las.

Escolha legumes pequenos

Os rabanetes, por exemplo, crescem bastante rápido, pelo que as crianças não terão de esperar tanto tempo. Não se esqueça de que, para elas, o tempo é um conceito difícil de perceber. No verão, celebrem a chegada dos tomates! Pequenos, fáceis de colher, macios e saborosos, são também os preferidos das crianças. Será um orgulho para elas poder colher e comer a sua própria colheita!

 

Rebentos de lentilhas

As lentilhas germinam rapidamente, revelando a magia da natureza mesmo para os mais pequenos. Na noite anterior, mergulhe em água os rebentos das lentilhas verdes ou brancas. Depois, escorra-os. Em seguida, ponha um pouco de algodão em recipientes pequenos (copos de vidro de iogurte, ramequins...) e coloque dentro as lentilhas. Regue um pouco para embeber o algodão e ponha os recipientes num sítio com luz solar. Observe todos os dias como crescem rápido! Atenção: o algodão deve permanecer sempre húmido.

 

Voltar a cultivar os legumes

Não tem uma horta ou um jardim? É muito fácil voltar a dar vida aos legumes que já foram colhidos. Até mesmo aos que já foram parcialmente utilizados: só precisa de uma janela iluminada pelo sol. Por exemplo, pode colocar os dentes de alho que já começaram a brotar numa tigela cheia de água, com os rebentos virados para cima. Quando os caules começam a crescer, corte-os e use-os como cebolinho. Também pode usar o coração de um aipo colocado num pouco de água, com a parte plana no fundo, ou mesmo o coração de uma salada.

Faça uma família de batatas

Finalmente, uma atividade divertida: coloque sementes de relva dentro de collants de cor bege. Cubra com serradura ou aparas de madeira, acondicionando bem. Faça um nó na ponta restante dos collants. Vire a "batata" e peça às crianças para a decorarem com autocolantes para formar os olhos ou outros motivos, botões, recortes de feltro para a boca, etc. Depois, deite água numa caneca e coloque a batata dentro, já com a "máscara", com o nó virado para baixo. Se a deixar num local que receba luz solar, poderá ver como lhe cresce o cabelo!