1. >Blogue
  2. >Receitas com curgete: 4 receitas que não o deixarão indiferente

No artigo anterior falávamos em receitas com abóbora, uma hortaliça que adoramos nesta época do ano. Desta vez na Bonduelle trazemos receitas com outro legume que também é ideal para o Outono. Referimo-nos à curgete.

A curgete é uma hortaliça que está connosco há mais de 10 mil anos. É americana e chegou à Europa pela mão dos portugueses e espanhóis. É um dos legumes mais cultivados, os seus maiores produtores são a China e os Estados Unidos, e não é de estranhar pois este legume tem imensos benefícios para a saúde, além de que é possível fazer imensas receitas com curgete.

Tem vitamina A e C que conferem energia, minerais como o fósforo e o cálcio, essencial para a saúde dos ossos, fibra, perfeita para o aparelho digestivo e um alto teor água.

Escolhemos 4 receitas com curgete para que também possa beneficiar esta hortaliça. Tome nota!

1-Zoodles: esparguete de curgete com pesto.

Esta receita com curgete é uma receita original e uma maneira diferente de comer esta hortaliça. Para aqueles que ainda não sabem o que são os zoodles, é muito simples, é a fusão entre zucchini (termo italiano de curgete) e noodles (termo inglês para se referir massa).

De que precisamos para elaborar esta receita com curgete? Uma curgete – é claro –, um pouco de azeite virgem extra, meia cebola, molho de pesto e 50 gramas de queijo parmesão.

Começamos por descascar a curgete e cortá-la em tiras. O melhor é fazê-lo com um espiralizador para cortar legumes, mas se não tivermos um, podemos fazê-lo com um descascador de batata. Fica um pouco mais larga, mas igualmente boa.

Colocamos um tacho com água ao lume e, quando estiver a ferver, deitamos a curgete. Deixamos alguns minutos e podemos ir provando até ficar al dente. A seguir, tiramos a água colocando-a num escorredor e colocamos uma frigideira com um pouco de azeite virgem extra para saltear um pouco com a cebola picada.

O último passo é adicionar o pesto e o queijo parmesão. Já temos o nosso prato de curgete. Delicioso!

2-Chupa-chupas de curgete: ideal para os mais novos de casa.

A segunda receita que trazemos é uma óptima ideia para um aperitivo. Um jantar familiar ou com amigos, é original e também uma receita fácil de fazer.

Como vamos fazer estes chupa-chupas de curgete? Pegue num papel e num lápis e tome nota. O primeiro que vamos fazer é descascar e cortar a curgete. Nesta ocasião vamos cortá-lo às rodelas, para depois dar forma aos nossos chupa-chupas.

Quando os tivermos cortado, reservamos. A seguir misturamos numa tigela farinha, ovo e um pouco de sumo de limão. Mexemos tudo bem até ficar uma mistura homogénea. Depois pegamos nas rodelas de curgete e vamos passando na mistura, adicionamos um pouco de parmesão a cada uma e vamos colocando num tabuleiro para o forno.

Aquecemos o forno a 200 graus e, quando estiver quente, introduzimos o tabuleiro. Quando a curgete estiver dourada, tiramos com cuidado para não nos queimarmos. Só nos falta a apresentação. Com palitos compridos de alguma cor, vamos espetando nas rodelas. Colocamos em pratos para as pessoas se irem servindo. Uma receita com curgete que todos vão adorar.

3-Creme de curgete com iogurte: receita de Inverno.

Nesta ocasião não conseguimos resistir e escolhemos entre as receitas com curgete um creme com um toque de iogurte. Uma receita fácil de fazer e ideal para a onda de frio desta época.

Para elaborar o creme de curgete precisamos de uma curgete, duas batatas, meia cebola, leite ou natas e iogurte cremoso.

Começamos por descascar e cortar a curgete em bocados não muito grandes. Descascamos e cortamos as batatas e fazemos o mesmo com a cebola. Levamos ao lume um tacho com uma gota de azeite virgem extra e refogamos os ingredientes.

A seguir, cobrimos os ingredientes com água e deixamos ferver durante cerca de 25 minutos. Quando estiver tudo cozido, reservamos.

O que devemos fazer a seguir é triturar tudo num liquidificador ou com a varinha mágica, o que tivermos para ficar um creme ao nosso gosto. Juntamos mais ou menos água conforme a textura que quisermos. Vamos juntando natas ou leite – o que decidirmos. E está pronto para servir! Juntamos um pouco de iogurte por cima para decorar e vamos comer!

4-Ovos mexidos com curgete: uma receita fácil e rápida.

A nossa última proposta é uma receita com curgete que já nos tem remediado muitas refeições. Ovos mexidos com curgete. Em menos do que esperamos, está pronta.

Começamos como nas receitas anteriores – descascando e cortando uma curgete em tacos pequenos. Para fazer os ovos mexidos também precisamos de ovos e, se quisermos, cubos de presunto para lhes dar mais sabor.

Levamos ao lume uma frigideira com um pouco de azeite virgem extra. Deitamos a curgete e baixamos um pouco o lume para não queimar, esperamos que escalfe e, quando estiver, juntamos os ovos, misturamos com a curgete. Adicionamos os cubos de presunto e o seu prato já está pronto!