criançasverdura

1. Ensine-os a comer saudável

Existem vários workshops educativos, onde é incentivado o consumo de verduras às crianças, através de jogos e actividades, para concientizar os mais pequenos a importância do consumo de vegetais para cuidar a saúde. Somente deverá estar atento às datas e locais onde se realizarão estes workshops, por nossa parte tentaremos manter a todos informados.

2. Um apresentação original e divertida

Original e divertida: Tentar conquistar o estômago dos pequeninos da casa através da visão, apresentando-Ihes os vegetais no prato, com formas divertidas. É muito fácil! Só precisa de um pouco de criatividade e paciência. Por exemplo, podemos desenhar um rosto sorridente com a ajuda das melhores veduras: azeitonas para os olhos, um cogumelo para o nariz, um pimento para fazer a boca e finalmente duas rodelas de tomate para as orelhas. O seu filho irá certamente adorar e terá muita vontade de experimentar este divertido prato!

3. Faça dos legumes algo doce

Uma boa combinação entre verduras e algo doce, é a chave para que se sintam atraídos pelo prato. Mas, como podemos conseguir isto? Procure receitas onde possa misturar doce com verdura, como por exemplo legumes doces em escabeche, repolho doce ou salada doce de verduras. Experimente algumas e assim vão adorar comer verde!

4. Sobremesa de verduras

As crianças adoram sobremesas, podemos aproveitar esta circunstância para introduzir a verdura de uma forma original. Um pudim de verduras, bocadinhos de abóbora ou bolo de cenoura irão ajudar a consegui-lo!

5. O jogo do espelho

Se você come verduras, eles também comerão. As crianças são como esponjas e imitam tudo aquilo que observam dos adultos. Provavelmente se estão acostumados a ver os adultos a consumir verduras regularmente, eles também seguirão a prática, sobretudo nestes anos em que tanto gostam de repetir que "já são adultos". Além disso, esta prática será perfeita si, pois todos precisamos consumir verduras!

6. Fuja das receitas tradicionais

Temos que tentar ser criativos na cozinha, sobretudo quando se trata das crianças, pois é a melhor opção para conseguir que se interessem pela comida. Se fizer pratos originais e diferentes ficarão atraídos por experimentar somente pela curiosidade de detectar se o sabor é diferente. Não fique limitado às clássicas vagens refogadas! Há várias receitas originais de verduras, para surpreender os teus filhos. Por exemplo, o sabor da couve-flor cozida é o mesmo dela gratinada? Com certeza eles não encontrarão nenhuma semelhança! Mais dicas! Adicionar nas pizzas ingredientes naturais como o tomate, abobrinha, pimentos ou cogumelos, ou introduzir diferentes verduras através de saladas coloridas. O truque é perder o medo e sair das receitas cotidianas. Certeza que ficarão muito gratos!

7. Cozinhe com elas

Tente que a criança colabore na preparação dos pratos, para que fique familiarizada com os ingredientes dos pratos. As crianças adoram cozinhar e participar com os adultos na cozinha! A preparação de uma salada é muito simples e poderão faze-la a dois, de um lado você pode cortar a alface, cenoura, etc, para que eles coloquem na salada. Vai ver como assim ficam mais motivados para comer verduras!

8. Coloque verduras nos seus pratos preferidos

Aproveite a paixão deles por determinados pratos, para temperá-los com um pouco de verduras. Quase sem darem por isso, vão estar a comer verduras e hortaliças nos seus pratos preferidos! Alguns exemplos para tomar nota: espetinhos de espinafres... Use a imaginação e coloque a sua criatividade nos pratos!

9. A guarnição acaba por ser a protagonista

Experimente introduzir pouco a pouco pequenas quantidades de verduras nos pratos deles, em forma de guarnição ou acompanhamento, para que possam ir experimentando o seu sabor e se familizarizem com ele. Por exemplo, colocar ervilhas ou vagens num ensopado de carne estufada, acompanhar um bife com brócolos gratinados com bechamel, etc.

10. Brincadeiras para tornar as verduras divertidas

Brincadeiras e jogos para tornar as verduras divertidas: Se existe algo que as crianças gostam é de brincar, de tal modo que seria recomendável que aproveitasse isto para incentivar o gosto pelas verduras. Como? Através de divertidos jogos que tenham como protagonistas as verduras fará com que o seu filho veja com outros olhos estes alimentos e acabe por achar divertido comê-los.