03Ago.

Sopas frias: As sopas também são para o Verão

Sopas frias: As sopas também são para o Verão

No Verão só queremos consumir alimentos que nos refresquem, deixamos os pratos pesados para o Inverno e damos as boas-vindas às saladas e outros pratos frios. Mas por que é que haveríamos-de deixar as sopas de lado? Na Bonduelle decidimos que as sopas também são para o Verão. Isso sim, as sopas frias!

1- O clássico nas sopas frias: O gaspacho

Não podíamos começar por outra sopa fria. O gaspacho é a receita de Verão por excelência. É uma receita saudável e leve, além de ser deliciosa. Quer experimentar? Aqui fica a nossa receita. Escolhemos uma de gaspacho espanhol tradicional, mas pode fazê-lo ao seu gosto.

Para elaborar esta sopa fria precisamos de tomate-pêra (para 4 pessoas, mais ou menos 1 quilo), um pepino, um pimento verde, 1 dente de alho, 50 g de pão duro, azeite virgem extra, vinagre de Xerez e sal.

Já reunimos todos os ingredientes, agora pomos mãos à obra.

Como elaboramos o gaspacho? Começamos por cortar todos os ingredientes. Colocamos o tomate no copo da varinha mágica ou no robô de cozinha, se o tivermos. Trituramos e a seguir juntamos os restantes ingredientes, o alho (se não gostar, adicione menos quantidade), o pepino, o pimento e o pão. Uma vez triturado tudo, passamos no passe-vite para ficar suave.

A seguir, juntamos um fio de azeite virgem extra, o vinagre de Xerez e o sal. De seguida, devemos deixá-lo no frigorífico para arrefecer e esperar até podermos degustar esta deliciosa receita. Há pessoas que adicionam gelo para ficar mais frio, embora não seja o mais recomendável pois corre-se o risco de ficar aguado.

gaspacho pt

2- Vichyssoise: Sopa quente ou fria!

Esta receita que lhe propomos pode ser uma sopa fria ou quente. Com estas temperaturas, propomos que a experimente fria. A vichyssoise de sempre, mas fresca para o Verão.

Que ingredientes tem? Alho-francês (cerca de 500 g para 4 pessoas), outros 500 g de batata, azeite virgem extra, 250 ml de natas para cozinhar, 1 litro de caldo de frango ou de legumes (ao gosto de cada um), pimenta branca e sal.

Como elaboramos esta sopa fria? Começamos por limpar o alho-francês. Deve-se limpar muito bem para não ficar nenhum resto de terra. Cortamos. Fazemos o mesmo com as batatas, descascamos e cortamos. Refogamos o alho-francês e a batata sem deixar dourar completamente. A seguir, cozemos o alho-francês e a batata na mistura de caldo e natas. Juntamos um pouco de sal.

Deixamos cozer cerca de 15 minutos ou até a batata estar cozida. A seguir, trituramos tudo com a varinha mágica ou na liquidificadora. Quando estiver triturado, colocamos de parte e deixamos arrefecer – a não ser que estejamos em Dezembro e nos apeteça mais uma sopa quente ;)

vichyssoise pt

3- A sopa fria mais saborosa e tradicional: O salmorejo

Na lista de sopas frias, o gaspacho e o salmorejo andam de mãos dadas. Já falámos na receita de gaspacho tradicional nos parágrafos anteriores. Agora vamos falar do salmorejo, outro prato indispensável para o Verão.

De que precisamos? Tome nota dos ingredientes para 4 pessoas: 1 kg de tomate, 1 dente de alho, miolo de pão, cubos de presunto, 2 ovos, azeite virgem extra, salsa, sal e água.

Como elaboramos esta sopa fria? Começamos por cozer os ovos. Colocamos numa caçarola com água a ferver. Deixamos cerca de 15 minutos e depois tiramos e deixamos arrefecer.

O passo seguinte é lavar o tomate e descascá-lo. Colocamos no copo da varinha mágica ou da liquidificadora e trituramos. Passamos no passe-vite para não ficar nenhum bocado de casca ou sementes.

A seguir, partimos o miolo de pão, picamos o alho e juntamos ao creme de tomate, deitamos cerca de 100 ml de azeite virgem extra, um pouco de sal e tornamos a triturar tudo para ficar um creme homogéneo.

A última coisa a fazer é pegar nos ovos, tirar a casca, cortar aos bocadinhos e juntar aos cubos de presunto e um pouco de salsa. Deixamos arrefecer e está pronto!

salmorejo pt

4- Sopas frias e verdes: Creme de abacate e curgete

É um creme frio que tanto pode ser um ilustre desconhecido como um prato típico em muitas casas. Trata-se de uma receita tão simples quanto o resto. Só tem de contar com 2 abacates, 2 curgetes grandes, 1 cebola grande, 200 g de iogurte grego, ½ litro de caldo, um copo de azeite, sal marinho e pimenta preta e coentros para decorar.

O primeiro que devemos fazer é colocar a cebola e a curgete numa frigideira e saltear com um pouco de azeite. Quando estiver dourado, podemos deixar de saltear. A seguir, juntamos o caldo para o deixar ferver cerca de 4 minutos. Depois de o fazermos, devemos juntar os abacates, o iogurte, o sal marinho, pimenta, um pequeno toque de azeite e está pronto para triturar!

Quando isto estiver feito, podemos servi-lo num prato fundo bonito e decorar ao nosso gosto, usando para tal a colher de iogurte com frutos secos cortados e alguma erva aromática.

creme de abacate e curgete pt

5- Creme frio de cogumelos e tomate: Uma sopa leve e ideal para o Verão

Um creme frio saboroso e muito saudável! Para esta receita vamos precisar de 3 latas de Um Toque de cogumelos da Bonduelle, 250 g de tomate muito maduro, 100 g de batata, 50 g de cebola, 50 g de cenoura, 1 alho-francês, 2 dentes de alho, um copo pequeno de azeite, 125 ml de leite magro, outros 125 ml de caldo de legumes e uma pitada de sal.

Começamos por limpar o alho-francês e por descascar tanto a cebola como a cenoura e os dentes de alho. O que vamos fazer a seguir é cortá-los em tiras finas e refogar num tacho no qual teremos deitado previamente um pouco de azeite. Quando já estiver cozinhada, juntamos os cogumelos e o tomate lavado e cortado. A seguir, adicionamos ao anterior batatas descascadas e cortadas e juntamos água até as cobrir. Assim, deixamos o conjunto cozinhar durante mais 30 minutos em lume médio.

Quando as hortaliças estiverem cozinhadas, o que vamos fazer é juntar o leite por um lado e o caldo de legumes por outro. Fervemos toda a mistura durante cerca de 10 minutos e podemos triturá-la com a varinha mágica.

Para ficar perfeita, o que vamos fazer é passar a mistura colocando-a num tacho limpo e a seguir ferver novamente, adicionando um pouco de sal. Deixamos arrefecer e depois guardamos no frigorífico para o podermos servir bem frio! Podemos acompanhar este creme com uns bocadinhos de tomate e de cogumelos temperados com um pouco de sal e azeite.

creme frio de cogumelos pt