10Ago.

Saladas de Verão: 5 receitas para combater o calor

Saladas de Verão: 5 receitas para combater o calor

Já é oficial. O Verão já dura há mais de um mês, está calor e apetece-nos comer pratos leves. Nesta ocasião recorremos a receitas muito clássicas desta época: As saladas de Verão.

Na Bonduelle somos seguidores absolutos destes pratos frescos e também saudáveis, portanto reunimos para si 5 saladas que não podem faltar no seu menu de Verão.

As saladas são receitas muito variadas e pode fazê-las a seu gosto, escolhendo os ingredientes que preferir e misturando-os para criar diferentes pratos. Vista o avental e tome nota destas 5 ideias para elaborar saladas de Verão fáceis e rápidas de fazer:

1- Salada de massa com milho e atum: Uma receita simples e saudável

É uma salada de Verão muito simples de elaborar. Além disso, é ideal para os mais novos de casa, pois adoram massa e ao mesmo tempo têm uma alimentação saudável.

Para fazer esta salada de Verão, basta cozer a massa em água a ferver durante cerca de 15 minutos. Enquanto a massa está a cozer, usamos uma lata de milho Bonduelle, escorremos bem e fazemos o mesmo com a de atum. Colocamos os dois ingredientes numa tigela e, quando a massa estiver cozida, deixamos arrefecer e adicionamos à tigela com os restantes ingredientes. E temperamos ao nosso gosto.

Esta é a versão mais simples da receita, mas tem imensas variantes, pode juntar mais ingredientes como tomate-cereja ou queijo fresco. A ideia é usar massa colorida, assim o prato será saudável e vistoso ao mesmo tempo.

salada milho massa pt

2-Salada de arroz com edamame: A salada de Verão mais exótica

O arroz é um alimento básico para todas as culturas, sendo usado no mundo inteiro para fazer diferentes pratos. Nós prestamos-lhe a nossa própria homenagem incluindo-o na nossa lista de saladas de Verão. Além disso juntámos-lhe o edamame, as favas de soja asiáticas que estão tão na moda.

Como fazemos esta receita e de que precisamos. É muito simples: para cozinhar esta receita começamos por cozer o arroz. Propomos-lhe que o arroz seja integral, para que a sua receita seja completa e saudável. Deixamos o arroz cozer durante cerca de 15 minutos. Quando estiver pronto, separamos numa tigela.

A seguir juntamos uma lata de um Toque de Edamame da Bonduelle bem escorrida. Para lhe dar um toque de sabor, podemos adicionar atum e fazer um molho vinagrete para temperar. Um vinagrete com cebola, pimento verde, sal, vinagre e azeite virgem extra. Cortamos todas estas hortaliças em cubos muito pequenos. Quando estiverem prontas, juntamos à tigela de arroz e edamame e está pronta para comer!

edamame arroz pt

3-Salada de quinoa com abacate Um superalimento para a salada

Entre as nossas saladas de Verão, não podia faltar a salada de quinoa, porque é um superalimento com os nutrientes e a energia de que precisamos e porque, além disso, está deliciosa.

Que outro ingrediente podemos juntar a uma salada de quinoa? Está a pensar o mesmo que nós: O abacate. Aquele alimento tropical de que tanto gostamos. Nas saladas, barrado em tostas e até no guacamole para molhar.

Nesta ocasião só temos de descascar o abacate e tirar o caroço do centro. Cortamos aos quadrados e separamos numa tigela. A seguir, pegamos na lata de Um Toque de Quinoa da Bonduelle, escorremos bem e juntamos ao abacate.

Juntamos também um tomate e uma lata de milho Bonduelle. Misturamos tudo bem, temperamos ao nosso gosto e está pronto!

salada quinoa abacate pt

4- Salada de batata com tomate: Um clássico entre as saladas de Verão

É muito habitual fazer uma salada de batata nos dias de Verão, pois podemos levá-la para o campo, para a praia ou para onde quisermos.

Como começamos esta salada de Verão: é fácil – cozendo as batatas, o ingrediente base desta receita. Enquanto cozemos as batatas, pegamos em alguns tomates, lavamos bem e cortamos aos bocados. Depois, juntamos uma lata de atum e outra de Um Toque de Milho Bonduelle.

Quando a batata estiver cozida, deixamos arrefecer e a seguir cortamos às rodelas. Misturamos com os restantes ingredientes. Juntamos azeitonas verdes para dar o último toque à nossa receita e temperamos ao nosso gosto. Já pode ir à praia, fazer um piquenique ou um passeio.

salada batata pt

5-Salada de grão e queijo feta: As leguminosas também são para o Verão

Estamos acostumados a comer leguminosas no Inverno. Um cozido para aquecer ou um prato de lentilhas com legumes que ajudam a combater o frio. Como adoramos estes pratos de leguminosas, não os quisemos esquecer no Verão. Para esta época, vamos adaptá-los e torná-los em saladas de Verão.

De todas as leguminosas, escolhemos os grãos e vamos fazer uma salada de grãos com queijo feta. Alinha?

O mais fácil para fazer esta salada é pegar num frasco de grãos dos que já vêm cozidos. Escorremos bem e deitamos numa tigela. A seguir cortamos o queijo feta aos cubos. Juntamos tomates-cereja cortados pela metade e um pouco de cebola.

Para dar o toque final, temperamos com azeite virgem extra, um pouco de sal e um fio de vinagre de Modena. Misturamos todo e já temos a nossa salada!

salada grao queijo