1. >Blogue
  2. >Um prato cheio de boas soluções

Com a chegada do novo ano, chegam também as novas resoluções para o celebrar! Cuidar de nós próprios, apreciar um momento tranquilo... são ideias que também podem ser postas em prática através da alimentação. Quem disse que as vitaminas têm de ser tristes e aborrecidas? As saladas, as sopas e os smoothies estão cá para dar-nos um boost de energia!

Smoothies de vitaminas para uma boa hidratação

Quando está frio, temos tendência a comer menos, porque sentimos menos sede. No entanto, o nosso corpo continua a precisar de água! O truque é comer refeições ricas em água e que contenham, por exemplo, sopas, smoothies ou sumos, que têm um efeito saciante e proporcionam uma elevada quantidade de fibra e vitaminas. O pequeno-almoço é a ocasião perfeita para descobrir sumos à base de frutas e vegetais, de modo a limitar a ingestão de açúcar. As cenouras, por exemplo, são deliciosas com laranja e manga ou a beterraba com maçã e pepino e até as saladas têm o seu lugar como, por exemplo, os canónigos com banana e mirtilos. Ponha as ideias erradas de lado e pegue na liquidificadora!

Salada de inverno para uma refeição colorida

Quando está calor, temos tendência a comer alimentos frios. No entanto, é muito importante comer legumes e vegetais crus durante o inverno, já que são uma fonte de fibra. A couve é a estrela do inverno e pode ser apreciada de várias formas como, por exemplo, a salada de couve-roxa com milho e mimolette ou a couve com feijão-branco, batata-doce e laranja. Há tanto por onde escolher! Sem glúten e de fácil digestão, a quinoa é uma ótima base para uma salada rápida. Fica bem com um pouco de edamame e cenoura ralada ou até com rúcula e cogumelos. Combina com quase tudo. E porque estamos na época ideal, não se esqueça dos doces canónigos, que são uma fonte natural de ómega-3. São muito saborosos acompanhados de manga e camarões ou de dados ? e croutons. Sozinhos ou misturados com rúcula, têm sempre um sítio à mesa durante o inverno!

Os legumes são sinónimos de mais fibra

Finalmente, os legumes são também uma fonte extra de proteínas e podem ser usados para criar um prato delicioso e equilibrado. Desde quando é que as lentilhas só sabem bem acompanhadas de enchidos? A chicória e as clementinas, por exemplo, dão-lhes uma sedutora mistura de sabor doce e azedo. E não se esqueça que o menu torna-se mais rico com uns deliciosos aperitivos de hummus de grão-de-bico com feijão-branco e beterraba. Finalmente, para dar um mimo ao estômago, não há nada mais confortável do que o caril de couve-flor e grão-de-bico: uma viagem cheia de sabor no coração do inverno!