1. >Blogue
  2. >Quem disse que os enlatados não têm vitaminas?

É PRECISO TER LATA – Sabia que os enlatados são sazonais e estão cheios de vitaminas durante todo o ano? Vamos explicar porquê… e como é possível. Feijão-verde, ervilhas ou milho: quando estão frescos, o factor tempo é crucial. Mas ao conservá-los em latas, podemos deliciar-nos durante todo o ano, sem perder pitada dos seus benefícios.

 

Normais, pois são….

- Cultivados sazonalmente em campos agrícolas
- Colhidos quando estão completamente amadurecidos

 

Assim, a maior parte das vitaminas, minerais e fibras ficam estabilizados. Está provado! De facto, as investigações científicas dos peritos da INRA* (2007) demonstraram que os legumes enlatados ou congelados contêm uma maior quantidade de nutrientes do que os legumes frescos (que tenham passado mais de uma semana na rede de distribuição e sofrido variações de temperatura no armazenamento a frio).

Porquê?

Quando a rede de distribuição é mais prolongada - devido aos múltiplos transportes entre agricultores, distribuidores, vendedores e consumidores - as vitaminas e os sais minerais dos produtos frescos começam a diminuir. Graças à colheita dos legumes já amadurecidos, e à optimização do tempo entre a colheita e o enlatamento, a qualidade nutricional dos legumes é conservada dentro da lata

*Fonte: «Fruta e vegetais na alimentação; determinantes do consumo». Experiência colectiva científica. INRA, Nov. 2007
Siga-nos