1. >Blogue
  2. >Na Bonduelle combatemos o desperdício alimentar

O movimento “Unidos contra o Desperdício” nasceu em 29 de Setembro de 2020 a partir de uma iniciativa da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que pretende criar na sociedade, com o apoio de particulares e empresas, um combate ativo e positivo contra o desperdício alimentar.

A sua missão é tornar o uso de excedentes habituais, para assim podermos reduzir as perdas e o desperdício de alimentos, incentivando a doação de sobras e promovendo um consumo responsável.

Um movimento que representa o que procuramos

Na Bonduelle temos o compromisso de cuidar e proteger o planeta, mantendo em mente a prioridade de “Zero desperdícios”. Juntámo-nos a este movimento em coerência com a nossa missão: alimentar de forma saudável uma população crescente e preservar os eco-sistemas, apoiando o consumo responsável.

Agimos agora para um futuro melhor

Cuidar do planeta está no ADN da Bonduelle, e queremos que cada um de nós possa beneficiar-se dele no futuro. Por isso, criámos o B! Pact, um triplo compromisso com o planeta, a alimentação e as pessoas. Estes são os nossos objetivos até 2025:

  • 100% dos campos cultivados com técnicas agrícolas alternativas.
  • Redução em 20% das nossas emissões de CO2 até 2035.
  • 100% das nossas embalagens concebidas para serem recicláveis ou reutilizáveis.

Sabia que um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado todos os anos? Parece incrível, mas acontece: os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Unir-nos contra o desperdício alimentar é uma causa de todos, e devemos comprometer-nos de forma urgente.

Dicas para evitar o desperdício alimentar

 

  • Planear as refeições da semana e fazer as compras com uma lista em mente.
  • Antes de fazer as compras, rever o que tem em casa para evitar comprar alimentos repetidos.
  • Dar prioridade aos alimentos que se estão a estragar ou que se aproximam da data de validade. Como? Colocando-os na parte da frente do frigorífico para que não sejam esquecidos.
  • Ajustar as porções conforme o apetite é fundamental para evitar que parte da comida acabe no lixo.
  • Reutilizar os alimentos que foram cozinhados em excesso, seguindo receitas de aproveitamento.
  • Congelar legumes e frutos muito maduros, e não os armazenar juntos, uma vez que alguns frutos libertam gases que fazem com que os legumes amadureçam mais rapidamente.

O que lhe parecem estas dicas? Agora já está pronto para se juntar ao movimento “Unidos contra o desperdício” e combater em casa o desperdício dos alimentos. Junte-se a nós!