1. >Blogue
  2. >Quando é que os bebés começam a comer?

Introdução de alimentos ao bebé

Quando é que os bebés começam a comer? Muitos pais têm a dúvida de como e quando devem introduzir alimentos sólidos na alimentação do bebé. A Bonduelle dá-lhe algumas dicas.

A academia norte-americana de Pediatria recomenda alimentar os bebés exclusivamente com leite materno durante pelo menos seis meses, pois este contém todas as calorias e nutrientes de que o bebé precisa. Assim, a introdução de alimentos ao bebé deveria ocorrer entre os 4 e os 6 meses, desde que o bebé dê sinais de estar pronto para os comer.

  • Sinais que marcam a introdução de alimentos ao bebé.
  • Controlo da sua cabeça, em posição firme e erguida. O bebé precisa de manter a cabeça em posição firme e erguida.
  • Perda do “reflexo de extrusão”, isto é, a criança deixa de usar a língua para empurrar a comida para fora da boca.
  • Sentar-se em posição erguida quando tem apoio.
  • Movimentos de mastigação, isto é, a criança poder levar os alimentos ao fundo da boca e engolir (nota-se porque a criança baba-se menos).
  • Peso da criança, que duplica, depois de nascer.
  • Cada vez mais apetite.
  • Curiosidade com o que os adultos comem.

Não esqueça que o bebé precisa de continuar a beber leite materno, ou de fórmula, até ter um ano de idade. Assim sendo, é fundamental combinar a introdução de alimentos com o leite, que lhe proporciona nutrientes de fácil digestão.

Quando começam a comer, os bebés costumam tolerar qualquer tipo de alimento sólido em forma de puré. Tradicionalmente, começa-se pelos cereais (misturando-os em leite de fórmula, ou materno, para obter uma consistência semi-líquida), e depois com outro tipo de alimentos, tais como batata-doce, abóbora, maçã, banana, pêssego…

É importantíssimo incluir os sólidos de forma gradual, esperando três dias depois da introdução de cada alimento novo, para verificar que o bebé não sofre qualquer reacção alérgica (diarreia – dê uma olhadela ao nosso artigo com remédios e dieta contra a prisão de ventre infantil - vómitos, cara inchada, pruridos, dificuldades respiratórias…)

No início, o normal é o bebé ingerir sólidos uma vez por dia. Por volta dos 7 meses, costumam ingerir duas vezes por dia e, por volta dos 8, já deverá ingerir três. Não hesite em dar uma olhadela às nossas receitas de sopas, cremes e purés.