1. >Blogue
  2. >Diversidade alimentar

Na alimentação, uma das bases mais importantes é a diversidade ou variedade alimentar. Pode ter todo o tipo de produtos para obter uma dieta equilibrada. Uma dieta que lhe proporcione todas as vitaminas e nutrientes de que o nosso organismo precisa. 

A sua definição seria a seguinte: A diversidade alimentar é uma medida qualitativa do consumo de alimentos que reflecte o acesso dos lares a uma variedade de alimentos, bem como uma medida indirecta da adequação de nutrientes da dieta individual.

A Bonduelle deseja salientar a importância de ter uma variedade na alimentaçãoCada lar, tanto familiar como individual, é diferente e varia consoante vários factores. São importantes factores económicos, sociais ou religiosos. Cada cultura, segundo as suas crenças ou formas de vida, tem uma maneira ou outra de se alimentar.

O mais importante de ter diversidade na alimentação é tentar comer todos os alimentos necessários para ter uma boa saúde.

Segundo a pirâmide alimentar, como já lembrámos noutras ocasiões, deveríamos comer uma base de fruta e legumes, 4 ou 5 peças por diaLácteos, ovos, massa e arroz para obter os nutrientes necessários e carne e peixe em menos medida para que o nosso organismo absorva todos os minerais destes alimentos.

A diversidade alimentar diminui cada vez mais, por um lado devido às limitações que temos no consumo de alguns produtos e, por outro, devido aos maus hábitos que vamos ganhando por diferentes motivos do dia-a-dia.

O recomendável é haver variedade em todos os alimentos que consumimos para podermos ter uma alimentação equilibrada e saudável. A Bonduelle apoia a diversidade alimentar e a vida saudável que esta implica.

Nos próximos meses tentaremos aprofundar esta matéria para todos aprendermos a comer melhor e mantermos uma boa saúde.