1. >Blogue
  2. >5 fertilizantes caseiros e naturais

Se quiser tornar os seus cultivos mais robustos, já não precisa de ir ao viveiro mais próximo. Baratos e respeitosos com o meio ambiente, aqui estão 5 fertilizantes caseiros e naturais.

1.Café moído

Sabemos que as borras de café podem servir para ler o futuro, refrescar o frigorífico e até para desentupir os canos. A novidade é que também podem ser usadas como fertilizante natural. É verdade, as borras de café são portadoras de nitrogénio, fosfatos e potássio.  Secas, podem ser misturadas com terra em pequenas quantidades, o que as torna perfeitas para as sementeiras.

2. Cascas de ovo

Seque e triture as cascas de ovo, cruas ou cozidas. Depois, espalhe-as pela superfície do solo, para lhe proporcionar minerais, como o cálcio.
Os apreciadores de tomate costumam introduzi-las no fundo dos orifícios da planta, para prevenir o blossom end rot, ou podridão apical. Nesse caso, para aumentar a eficácia dos resultados, é melhor transformar as cascas de ovo em pó.

3. Saquinhos de chá usados

No solo, proporcionam às plantas uma ação fertilizante, servem de alimentos para os vermes e afastam alguns insetos que não gostam do seu cheiro. Como método de drenagem do solo, podem também substituir as pedras de argila.

4. Cascas de banana

São portadoras de grandes quantidades de potássio, assim como de outras substâncias saudáveis para a horta. As cascas de banana - de preferência orgânicas - podem ser adicionadas aos vegetais mais “gananciosos” (tomates, beringelascucurbitáceas, etc.) no momento da plantação, já que lhes servem de alimento à medida que se vão descompondo. Mergulhe-as em água durante uma semana e use essa água enriquecida para regar as plantas. Durante o inverno e em hortas pequenas são um ótimo adubo caseiro porque afastam os pulgões.  Haverá melhor?

5. Cinzas

Finalmente, se tem uma chaminé ou um churrasco, separe as cinzas da madeira natural não tratada.  São ricas em cálcio, potassa, sílica e magnésio. Coloque-as frias no fundo das sementeiras de vegetais e de morangos, para que estes se sintam como em casa. Atenção: para manter o equilíbrio do solo intocável e não prejudicar as plantas, não abuse da quantidade.