1. >Blogue
  2. >Vegetais de cor verde: Que benefícios têm para a nossa saúde?

Sabiam que em função da cor do legume, este poderá trazer-nos mais ou menos nutrientes ou umas propriedades determinadas? E é a cor dos diferentes legumes que determina a sua composição e também as propriedades e benefícios que terá para o nosso organismo.

Fazendo um resumo, podemos falar de legumes de cor branca como a cebola, de cor vermelha como a beterraba mas, sem qualquer dúvida, a cor predominante neste tipo de alimentos é o verde; daí o seu nome: verduras.

Os legumes verdes têm esta cor devido à presença de um pigmento natural verde chamado clorofila que, em função da incidência do PH das substâncias na planta, pode ter uma tonalidade mais escura como as ervilhas ou mais clara como o aipo ou a alface.

Além disso, estes legumes são ricos em magnésio, que contribui para o relaxamento muscular, pelo que o seu consumo ajudará a prevenir a fadiga, o stresse ou o cansaço generalizado que sofremos no nosso dia-a-dia.

Este tipo de legumes irão trazer-nos as propriedades seguintes:

  • Minerais como o ferro, o ácido fólico, magnésio ou potássio.
  • Vitaminas A, C, E, B e K.
  • Antioxidantes
  • Óleos essenciais
  • Fibra

Com todas estas propriedades e nutrientes, estes legumes poderão ajudar-nos a prevenir determinadas doenças e problemas de saúde como a gastrite ou a acidez estomacal.

Na Bonduelle recomendamos que consuma, pelo menos uma vez por dia, este tipo de legumes, que pode encontrar na gama de produtos da Bonduelle. Consuma estes alimentos em deliciosas saladas ou como acompanhamento dos seus pratos preferidos. O seu organismo vai agradecer!