1. >Blogue
  2. >Poke Bowls: as melhores receitas fáceis e rápidas da moda para fazer

A Primavera já começou e não podíamos deixar passar a oportunidade de referir os famosos Poke Bowls. Um prato havaiano, cheio de cor e perfeito para esta época. Se ainda não os conhece, não se preocupe, porque depois de ler este artigo não vai querer outra coisa. A Bonduelle apresenta-lhe os Poke Bowls.

Começaram a tornar-se conhecidos graças às redes sociais. Muitos "influencers" da comida e "foodies" começaram a publicar imagens deste prato nas suas contas, um prato com muitas cores e que além disso é saudável.

O que significa Poke Bowl e qual é a sua origem?

Este prato não foi inventado pelos "instagrammers", embora, como já dissemos, tenha ficado na moda graças a algumas contas dedicadas à comida.

Este prato provém do Havai, pois "Poke" significa “cortar” em havaiano. Este corte em cubos vem da tradição dos pescadores de cortar o peixe em cubos e comê-lo nas jangadas.

Originalmente era atum cru com vegetais e arroz, mas actualmente surgiram centenas de variantes para elaborar os Poke Bowls. Os ingredientes são escolhidos ao gosto do consumidor e trata-se de misturar peixe cru com os ingredientes vegetais que preferir.

O ideal é combinar os alimentos criando um prato saudável e também muito vistoso. Hoje em dia, além do arroz também são usados outros alimentos como a quinoa, o bulgur, as sementes...

Os benefícios de comer Poke Bowls

Os Poke Bowls não são só para tirar fotografias e publicar nas redes sociais: os seus ingredientes saudáveis são também benéficos para o nosso organismo.

Os vegetais proporcionam vitaminas, proteínas e minerais, entre outros nutrientes; o peixe tem vitaminas, ómega-3 e ácidos gordos, que contribuem para a saúde cardiovascular, e o arroz ou os cereais têm fibra.

Um prato saudável que é também muito fácil de elaborar. Tome nota destas 3 receitas e inclua os Poke Bowls no seu menu.

3 receitas de Poke Bowls

Como dissemos, os Poke Bowls têm uma base de peixe cru, arroz ou qualquer outro cereal e vegetais. Nesta ocasião escolhemos três receitas diferentes para saborear este prato:

1- Poke bowl de mix de cereais com grão e guacamole

poke bowl grao

Ingredientes

Esta primeira receita é muito simples de fazer. Os ingredientes para 4 pessoas são 2 latas de Um Toque de cereais e sementes Bonduelle, um frasco de grão cozido, 12 tomates-cereja, 200 gramas de rúcula e 200 gramas de guacamole.

Tempos de cozimento

Para fazer este prato, lavamos e cortamos o tomate pela metade, escorremos bem o grão e a lata de cereais e sementes. O próximo passo é colocar todos os ingredientes numa tigela. Sem misturar para o prato ficar bem apresentado e colorido. Já tem o seu primeiro Poke Bowl!    

2- Poke Bowl de salmão cru com pepino e edamame

poke bowl salmao

Ingredientes

A segunda receita de Poke Bowl tem salmão cru, pepino, edamame, rábano e cebola-roxa.

Para 4 pessoas precisamos de meio pepino, um filete de salmão marinado, meio rábano, meia cebola-roxa e 2 latas de Um toque de edamame Bonduelle.

Tempos de cozimento

Para elaborar esta receita, lavamos e cortamos os vegetais. Cortamos o rábano, o pepino e a cebola às rodelas e o salmão marinado em cubos. Escorremos bem as latas de edamame para o adicionar. Colocamos tudo numa tigela tal como na receita anterior sem misturar. Tire uma fotografia, publique nas redes sociais e saboreie!

3- Poke bowl de abacate e rebentos de soja

poke bowl abacate

Para terminar, temos um Poke Bowl fresco e ideal para a Primavera.

Ingredientes

Os ingredientes de que precisamos são um tomate, uma lata de rebentos germinados Bonduelle, meio pepino e um abacate.

Tempos de cozimento

Para o elaborar, começamos por descascar e cortar o abacate às rodelas. A seguir lavamos o tomate e cortamos em cubos. Cortamos o pepino em rodelas muito finas e, para terminar, escorremos bem a lata de rebentos de soja.

Escolhemos uma tigela de que gostemos, colocamos todos os ingredientes sem misturar como se de um "puzzle" se tratasse e... bom apetite!