1. >Blogue
  2. >Propriedades do molho de soja e usos com legumes

É cada vez mais frequente encontrar este ingrediente oriental nos nossos estabelecimentos mais próximos, mas quais são as propriedades do molho de soja? Hoje contamos-lhes as suas propriedades e algumas ideias de legumes com molho de soja.

O molho de soja é um molho que se obtém através da fermentação de grãos de soja e trigo torrado partido com um fungo chamado Aspergillus oryzae, água e sal. No entanto, existe uma variedade moderna de molho de soja, mais barata, que é elaborada artificialmente e não é fermentada da mesma maneira. As propriedades do molho de soja que iremos enumerar de seguida referem-se à primeira delas, de origem natural.

Propriedades do molho de soja

1) Antioxidante

Uma das propriedades do molho de soja é que é antioxidante, isto é, proporciona um escudo contra a oxidação das células, evitando inúmeras doenças, do cancro a problemas circulatórios.

Um estudo recente da Universidade de Singapura conclui que o molho de soja pode ser até um melhor antioxidante do que o vinho tinto e a laranja, e recomenda temperar as saladas de duas a três vezes por semana com molho de soja.

2) Reduz o risco de doenças do coração

A proteína da soja é boa para melhorar o nível do colesterol. Além disso, graças ao seu poder antioxidante, reduz o risco de sofrer acidentes cardiovasculares, previne o ataque dos radicais livres e ajuda a prevenir a obesidade, o stresse, a hipertensão ou a diabetes.

3) Melhora a saúde óssea

Graças às isoflavonas, outra das propriedades do molho de soja é que contribui para manter uma boa saúde óssea, ao ajudar na retenção de cálcio nos ossos.

4) Baixo em gordura

Temperar a comida com molho de soja ajuda a reduzir o seu teor calórico. A vantagem do molho de soja é que, ao ter um sabor muito concentrado, basta aplicar uma pequena colher nos nossos legumes para ficarem perfeitamente temperados.

Ideias para os seus legumes com molho de soja

- Marine os seus legumes com molho de soja: o molho de soja irá realçar o sabor dos seus legumes preferidos Dê uma olhadela ao nosso artigo sobre como fazer legumes no vapor com sabor

Tempere os seus legumes com azeite: cumpre a função de lubrificar uma salada e ao mesmo tempo proporciona menos calorias.

Refogue os seus legumes com molho de soja: ao refogar os legumes com molho de soja, poupa muitas calorias e têm um sabor maravilhoso.