1. >Blogue
  2. >3 receitas com brócolos que vão fazer com que fique a adorar este alimento

Os brócolos são daqueles alimentos que, normalmente, achamos aborrecidos e sensaborões. Não os incluímos muito na nossa alimentação e quando o fazemos é mais para tentar cuidar de nós do que por querermos realmente.

Mas não é caso para isso, e a Bonduelle quer que esta percepção mude e que a partir de hoje as receitas de brócolos se tornem um verdadeiro manjar.

 

Por que é preciso comer brócolos?

Os brócolos são uma hortaliça muito parecida à couve-flor e encontramo-los principalmente do Inverno à Primavera, isto é, agora é uma boa altura para comprarmos este alimento e o adicionarmos aos nossos pratos.

Esta hortaliça caracteriza-se por ter um alto teor de vitaminas como a vitamina A e C e minerais como o potássio ou o ferro. Além disso, tem uma percentagem de gordura muito baixa, destacando-se o seu teor deágua que ronda os 90% e, também, as suas proteínas.

Comer brócolos é benéfico para a saúde dado que é saudável para o coração graças ao seu baixo teor de gordura e à sua percentagem de potássio. Os seus nutrientes são adequados para o bom funcionamento do nosso organismo e ideais para manter uma alimentação equilibrada.

3 deliciosas receitas com brócolos

Já sabemos quando podemos consumir esta hortaliça e quais os benefícios que traz para a nossa saúde. Agora queremos incluí-la no seu menu para que possa saboreá-la como é devido. Pode ser consumida quente, no forno ou numa salada. Aqui ficam três receitas com brócolos:

Salada de brócolos com quinoa

Começamos com uma receita de salada com um superalimento que confere um toque saudável a pratos como este. Estamos a falar da quinoa, que iremos acompanhar com cogumelos e, como não podia deixar de ser, com bocados de brócolos.

Para fazer esta salada precisamos de 150 gramas de brócolos, 1 lata de Um toque de quinoa da Bonduelle e 1 lata de Um toque de cogumelos Bonduelle. Adicionamos, também, 150 gramas de espinafres.

É muito simples elaborar esta salada de brócolos. O primeiro a fazer é levar a ferver um tacho com água e um pouco de sal, adicionar os brócolos e esperar que cozam. Só irá demorar cerca de 3 minutos. Quando estiver pronto, separamos e deixamos arrefecer.

O passo seguinte é pegar nas latas de Um toque de Bonduelle, tanto de cogumelos como de quinoa, escorrer bem e deitar numa saladeira. A seguir cortamos os brócolos aos bocados e adicionamos. Juntamos espinafres e temperamos ao nosso gosto.

Hambúrguer vegetariano com brócolos

Esta receita é uma maneira saudável de comer hambúrguer, incluímos os brócolos e, além disso, é deliciosa.

De que ingredientes precisamos para fazer esta receita? 400 gramas de brócolos, 200 gramas de espinafres, 1 cenoura, pão ralado, alho em pó, um pouco de salsa, um pouco de sal, uma colher de azeite.

Para começarmos a elaborar esta receita, o primeiro a fazer é levar a cozer os legumes, mas temos de ter em conta que cada um tem o seu tempo de cozedura. Portanto, começamos por levar a água a ferver com um pouco de azeite e sal. Juntamos a cenoura descascada e cortada e, cerca de 10 minutos depois, os brócolos. Uns 5 minutos mais tarde, adicionamos os espinafres.

Quando os legumes estiverem cozidos, escorremos bem e afastamos. Guarde o caldo para o adicionar à mistura dos hambúrgueres. Deitamos numa tigela e esmagamos bem. Adicionamos alho, salsa e um pouco de sal. Mexemos.

É a vez do pão ralado. Adicionamos à mistura e juntamos um pouco do caldo onde cozemos os legumes. Mexemos tudo para ficar uma mistura compacta.

Quando tivermos a massa, damos forma aos hambúrgueres. Colocamos uma frigideira com um pouco de azeite, fritamos e estão prontas para comer!

Brócolos com abóbora gratinada no forno

Esta última receita é muito simples de fazer e além disso é ideal para fazer com que os mais pequenos comam legumes.

Os ingredientes de que precisamos para elaborar esta receita são: 400 gramas de brócolos, 400 gramas de abóbora, 100 gramas de bacon, 100 gramas de queijo para gratinar, água, azeite virgem extra e sal.

Começamos por cortar a abóbora em cubos e por separar os brócolos em raminhos. Cozemos os legumes em água e um pouco de azeite durante cerca de 10 minutos. Quando estiverem prontos, separamos e temperamos com um pouco de sal.

Colocamos uma frigideira com um pouco de azeite e salteamos o bacon juntamente com os legumes cozidos.Pomos tudo num recipiente para o forno e deitamos o queijo por cima para gratinar. Levamos ao forno durante cerca de 3 minutos para o queijo fundir, sem queimar. Tiramos e servimos. Esta deliciosa receita de brócolos já está pronta. Bom proveito!